De 25 a 28 de setembro de 2023 será realizado por meio de uma plataforma virtual o curso “Uso de inteligência artificial na previsão de propriedades metalúrgicas de produtos siderúrgicos” – coordenado e ministrado por Alisson Paulo de Oliveira e Leonardo Sene de Lourenço –, o qual faz parte de uma série de treinamentos promovidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

 

Estão programadas para este treinamento, de acordo com informações disponíveis no site da instituição, aulas sobre a modelagem de processos industriais pelo uso de IA, o que inclui a utilização de ferramentas digitais para a previsão e análise de propriedades metalúrgicas de produtos siderúrgicos.

 

Além disso, a programação será composta por sessões sobre redes neurais artificiais e como elas podem ser aplicadas em parques fabris, banco de dados provenientes do chão de fábrica, tratamento de dados e métodos usados para a análise de informações.

 

Outros tópicos deste curso vão abranger, por exemplo, o cenário tecnológico relacionado à indústria metalmecânica, os conceitos e as definições de “Data Driven”, desenvolvimento de modelos digitais para a previsão de propriedades mecânicas de aços HSLA, simulações envolvendo as características de metais, gerenciamento de resíduos gerados por processos industriais e a indústria 4.0, assim como o conceito de “profissional 4.0”.

 

O início do curso está previsto para às 15 horas e o término para às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site da ABM

 

Imagem: Vecstock, Freepik.

 

Leia também:

 

Algoritmo prevê o tempo real de usinagem em máquinas CNC

 

Efeito do recobrimento da ferramenta de usinagem no acabamento superficial do titânio grau 4

 

Assistente virtual desenvolvido no Brasil pode ser usado no setor metalmecânico

 

#ABM #Curso #InteligênciaArtificial #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



Licença educacional gratuita dá acesso à programação e simulação robótica

A ABB Robotics permitiu que instituições de ensino do Brasil tenham acesso gratuito a uma plataforma voltada para a formação em robótica industrial.

14/09/2026


Instituto busca parceiros industriais para desenvolver sistema de monitoramento acústico da usinagem

O Fraunhofer IDMT busca parceiros industriais para validar sistema inteligente de monitoramento sonoro em tempo real, visando a prevenção de paradas e a padronização dimensional em torneamento e fresamento.

14/09/2026


Aprendizagem de máquina em tempo real. Software com novo recurso.

Interface homem-máquina passou a contar com recurso que permite aplicar rotinas de manutenção preditiva e controle da qualidade em operações industriais sem a necessidade de plataformas analíticas específicas.

14/09/2026