O Plastics Pipe Institute (PPI, ou Instituto de Tubos Plásticos), dos Estados Unidos, desenvolveu um software livre que ajuda a determinar a espessura de parede ideal para dutos de PEAD, levando em conta aspectos como mudanças direcionais no trajeto da instalação subterrânea, profundidade e comprimento da linha, cargas e tração.
De acordo com informações da PPI, a partir de informações sobre as condições do canteiro de obras em que será instalado o duto, a calculadora processa os dados de instalação em até três minutos, podendo enviar o relatório por e-mail ou salvar em formato pdf, possibilitando o compartilhamento e o armazenamento dos registros.

A calculadora ajuda a determinar a espessura dos dutos de PEAD instalados por perfuração horizontal direcional (HDD), automatizando cálculos exigidos pela PPI TR-46, diretriz norte-americana que orienta esse trabalho.
A partir de variáveis como alterações direcionais no caminho do furo, a ferramenta determina, por exemplo, a carga elástica que atuará sobre o duto, em comparação com o limite seguro de tração em relação ao seu diâmetro nominal, tipo e espessura de parede e características do material.
Um resultado mostrado em verde e com um fator de segurança maior que 1,0 indica que o tipo de parede exibido terá resistência à tração suficiente para atender às forças previstas, com base nos dados inseridos pelo usuário. Em algumas situações, o sistema recomenda mais de um tipo de parede capaz de responder aos requisitos necessários, o que permite ao usuário projetar com base em critérios adicionais. A ferramenta está disponível aqui.
Conteúdo relacionado:
Tubulações de polietileno corrugado ganham espaço no mercado de drenagem pluvial
Marco regulatório do saneamento, uma pauta que não pode esperar
Treinamento para soldadores de tubos plásticos
Foto:Shutterstock
#PPI
#tubosdePEAD
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026