Acontece em São Paulo (SP), nos dias 27 e 28 de setembro, a 10ª edição do Congresso Internacional de
Inovação da Indústria. As inscrições para participar presencialmente ou de forma virtual já estão abertas nesta quarta-feira e poderão ser feitas na página do evento.
O congresso é uma Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e foi idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), tendo como tema este ano a ecoinovação, que inclui tecnologias associando produtividade e redução de impacto ambiental.
Ao longo de dois dias, líderes empresariais, acadêmicos e autoridades, além de especialistas brasileiros e estrangeiros discutirão os impactos da transformação digital sob diferentes perspectivas, além de abordar quais estratégias os países e as empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica aliada à sustentabilidade.
O Brasil investe apenas 1,21% do PIB em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e ocupa a 54ª colocação entre 132 países no Índice Global de Inovação, posição incompatível com o fato de ser uma das 10 maiores economias do planeta. Nações como Israel e Coreia do Sul, por exemplo, investem mais de 5% de seus respectivos PIBs em P&D.
Para este ano, a organização do evento confirmou a presença de especialistas renomados como a italiana Mariana Mazzucato, especialista em financiamento para inovação e professora de economia da Universidade de Sussex, na Inglaterra, além de autora de importantes livros sobre indústria e inovação. Dentre os patrocinadores confirmados estão 3M, ABDI, Embrapii, GM, Totvs, Turku University e Tuzzi.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que a ecoinovação é fundamental para que as empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis. “O Brasil precisa com urgência de uma política de longo prazo para a área de inovação aliada à agenda de sustentabilidade, com governança no alto escalão do governo e representatividade empresarial”, destaca.
O tema ecoinovação foi escolhido por ser uma tendência mundial que vem se consolidando e promovendo mudança nos modelos de negócios das empresas, tornando-se fundamental para a construção de novos parâmetros de sustentabilidade e competitividade para o setor industrial, no Brasil e no mundo.
De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a ecoinovação pode ser definida como a inovação que resulta na redução do impacto ambiental, realizada intencionalmente ou não.
Imagem: promocional do evento
Leia também:
IoT no controle de embalagens do Grupo Boticário
Centro de capacitação em cibersegurança industrial agora em SP
#CNI
#Sebrae
Mais Notícias CCM
Desenvolvimentos para o setor hospitalar incluem resinas para guias cirúrgicas com redução de até 70% de peso, compostos biocompatíveis para implantes e polímeros resistentes à esterilização a vapor.
03/11/2026
Em novembro o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) vai realizar a nova edição da “Semana de polímeros”.
03/11/2026
Impulsionado pelas expectativas de mercado para os próximos meses, o ICEI do segmento ultrapassou a linha de 50 pontos, acompanhando a recuperação da confiança industrial no País.
03/11/2026