A desenvolvedora de equipamentos para automação industrial THK Brasil, com matriz no Japão e filial em São Paulo (SP), lançou um equipamento para gravação a laser, que pode ser usado em trabalhos que envolvam a marcação de peças metálicas fabricadas por usinagem e fresamento, por exemplo.
.jpg)
Trata-se de um equipamento composto por dois atuadores com curso de três metros, do portfólio da THK, além de um robô modelo GP8 e de um controlador YRC1000, ambos pertencentes à gama de produtos da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil. O conjunto foi divulgado na Expomafe.
De acordo com Nilton Martins Gimenes, diretor-presidente da THK Brasil, que concedeu entrevista à Máquinas e Metais, o objetivo da empresa é fornecer aos seus clientes soluções flexíveis que, nas palavras dele, “atendam à demanda de companhias do setor metalmecânico que trabalham não somente com gravação em metais, mas usinagem, soldagem automatizada, trabalhos complementares a processos de corte, conformação e estampagem de chapas, entre outros”.
Ainda segundo o executivo, é importante agregar valor aos equipamentos industriais. Sobre este assunto, e também a respeito da necessidade de capacitar profissionais para o setor metalmecânico, ele comentou que a THK está investindo em treinamento para o seu time. Ele complementou dizendo que isso abrange “capacitação para operadores e profissionais de manutenção de guias lineares e de sistemas automatizados para o chão de fábrica”.
30 anos da THK no Brasil
A THK está prestes a completar 30 anos de atuação no Brasil. Segundo Nilton, a empresa vai completar três décadas de presença no País em setembro deste ano. Um dos motivos para a comemoração, de acordo com ele, é a constatação de “um público muito mais qualificado no que tange aos profissionais que têm nos visitado na Expomafe. Pelo menos em relação ao que observamos em outros eventos dos quais participamos”.
A THK Brasil pode ser contatada pelo telefone (11) 3767-0100.
Imagem: THK Brasil/Divulgação.
Mais notícias:
Fabricante de barras laminadoras de rosca aposta no mercado de carros elétricos
Vida das ferramentas alisadoras e convencionais no torneamento do aço SAE 4140
#THK #GravaçãoaLaser #MáquinaseMetais
Mais Notícias CCM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025