A Braskem, por meio da sua subsidiária integral Braskem Netherlands B.V., e a Terra Circular, empresa holandesa voltada para a conversão de resíduos sólidos, lançaram a Upsyde, empresa com tecnologia patenteada e proprietária, capaz de converter resíduos plásticos difíceis de reciclar em produtos finais, dentro do conceito de circularidade para os materiais plásticos.
O lançamento acontece um ano após o anúncio da assinatura do contrato para formação do empreendimento. A Upsyde vai atuar com independência operacional e financeira, tendo a Braskem como controladora com 60% de participação e a possibilidade de extensão do uso da tecnologia para outras regiões. A Terra Circular aportou na joint venture as ações de sua subsidiária (anteriormente ER Plastics), empresa com capacidade de reciclar 23 mil toneladas/ano de resíduos plásticos mistos.
As instalações da Upsyde estão sediadas em Weert, na Holanda, e a tecnologia patenteada de reciclagem de resíduos plásticos difíceis de processar é utilizada na recuperação de material plástico e produção de bens de consumo duráveis, tais como pallets, placas para uso em construção e estradas, mantas asfálticas e tapetes para serviço pesado.
Os produtos da Upsyde fazem parte do ecossistema de circularidade da Braskem Wenew, que engloba os pilares de produtos, educação, tecnologia e design circular e consolida sob um único guarda-chuva todas as ações da companhia voltadas para a reciclagem e a economia circular.
Imagem: Upsyde
Leia também:
Yamaha adota PP reciclado na fabricação de motocicletas
Reciclagem química de poliamida por micro-ondas
#Upsyde
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026