A Braskem, por meio da sua subsidiária integral Braskem Netherlands B.V., e a Terra Circular, empresa holandesa voltada para a conversão de resíduos sólidos, lançaram a Upsyde, empresa com tecnologia patenteada e proprietária, capaz de converter resíduos plásticos difíceis de reciclar em produtos finais, dentro do conceito de circularidade para os materiais plásticos.
O lançamento acontece um ano após o anúncio da assinatura do contrato para formação do empreendimento. A Upsyde vai atuar com independência operacional e financeira, tendo a Braskem como controladora com 60% de participação e a possibilidade de extensão do uso da tecnologia para outras regiões. A Terra Circular aportou na joint venture as ações de sua subsidiária (anteriormente ER Plastics), empresa com capacidade de reciclar 23 mil toneladas/ano de resíduos plásticos mistos.
As instalações da Upsyde estão sediadas em Weert, na Holanda, e a tecnologia patenteada de reciclagem de resíduos plásticos difíceis de processar é utilizada na recuperação de material plástico e produção de bens de consumo duráveis, tais como pallets, placas para uso em construção e estradas, mantas asfálticas e tapetes para serviço pesado.
Os produtos da Upsyde fazem parte do ecossistema de circularidade da Braskem Wenew, que engloba os pilares de produtos, educação, tecnologia e design circular e consolida sob um único guarda-chuva todas as ações da companhia voltadas para a reciclagem e a economia circular.
Imagem: Upsyde
Leia também:
Yamaha adota PP reciclado na fabricação de motocicletas
Reciclagem química de poliamida por micro-ondas
#Upsyde
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025