A belga Solvay anunciou ter recebido um financiamento da agência Innovate UK, órgão britânico para promoção da inovação, que vai acelerar o desenvolvimento do seu projeto Battery Enclosure Materials Automation (BEMA), que tem por objetivo o desenvolvimento de materiais leves para a fabricação de baterias mais eficientes para veículos elétricos.

 

Em parceria com a Airborne, que atua na fabricação de compósitos avançados usando automação e digitalização, o projeto recebeu cartas de apoio da Jaguar Land Rover e da Vertical Aerospace, e tem em seu escopo o uso de resíduos reciclados de material compósito nas novas formulações.

 

O projeto vai combinar a tecnologia de materiais termoendurecíveis da Solvay com a experiência da Airborne em sistemas flexíveis de fabricação de compósitos automatizados para criar as baterias leves de última geração. “Isso proporcionará uma mudança significativa em direção a uma maior eficiência energética e redução do tamanho das baterias”, comentou Mark Wright, gerente de vendas da Solvay para a Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

 

De acordo com Joe Summers, diretor comercial da Airborne, à medida que cresce a demanda por gabinetes de baterias em compósito, o desafio passa a ser encurtar a fase de projeto e fornecer orientação para a automação. “Trabalhar com a Solvay irá incorporar as características dos materiais nas regras do projeto orientado para a manufatura (design-for-manufacture), usando a nossa tecnologia de deposição automatizada de camadas multimateriais”, informou.

 

O BEMA está atualmente em fase pré-industrial, que inclui a realização de testes de impacto mecânico, blindagem, desempenho térmico e de incêndio no Centro de Aplicação de Materiais Compósitos da Solvay em Heanor, Reino Unido, e também em prestadores de serviços externos. Em uma próxima fase do projeto serão produzidos protótipos para validar os novos invólucros de baterias em compósito em ensaios de campo, assim como e obter provas de conceito para a industrialização, além de indicadores de sustentabilidade. Resultados tangíveis e confiáveis são esperados no período de dois anos.

 

Imagem: Solvay



 

Leia também:

 

Consórcio desenvolverá carcaça de bateria multimateriais para veículos elétricos

 

Veículos elétricos, uma oportunidade para as resinas especiais

 

Materiais do interior do veículo passam a ser mais relevantes


 

#BEMA

#Solvay

 



Mais Notícias CCM



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025