A Clariter, empresa global dedicada à reciclagem química de resíduos plásticos, anunciou o desenvolvimento de uma linha de solventes ultrapuros, em parceria com a TotalEnergies Fluids, uma divisão do grupo belga TotalEnergies.
Os solventes ultrapuros são usados nos mercados farmacêutico, de cosméticos e outros altamente exigentes, que demandam produtos seguros, incolores, inodoros e insípidos que atendam a altos critérios de pureza.
O sucesso do projeto é resultado de uma colaboração de 18 meses entre a Clariter e a TotalEnergies Fluids em pesquisa e desenvolvimento. A Clariter utilizou a sua tecnologia proprietária inovadora de upcycling para transformar resíduos plásticos em solventes, ceras e óleos sustentáveis e de alta qualidade, enquanto a TotalEnergies Fluids converteu os materiais reciclados em solventes de altíssima pureza usando sua tecnologia Hydro-De-Aromatization (HDA) .
"Desenvolver produtos de alta qualidade a partir de resíduos plásticos é um triunfo para nosso trabalho conjunto de P&D", comentou Daria Frączak, diretora científica da Clariter. Já Didier Ribault, diretor de desenvolvimento de negócios de fluidos da TotalEnergies destacou a importância do projeto com relação à melhor destinação dos resíduos plásticos: “Esta nova tecnologia abre um amplo campo de soluções para ajudar nossos clientes industriais a descarbonizar sua indústria e se integra totalmente à nossa meta de comercializar 30% de solventes com baixo teor de carbono até 2030”.
Foto: TotalEnergies
Conteúdo relacionado:
Compostos com fibra de carbono poderão ser reciclados
Reciclagem de PMMA: um caminho de oportunidades
#Clariter
#TotalEnergies
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025