A alemã BASF, com fábrica em Guaratinguetá (SP), anunciou o lançamento do Soluprat, novo produto de seu portfólio de aditivos B-Cycle, para  remoção de sujidades no processo de lavagem de resíduos plásticos destinados a operações de reciclagem.

 

De acordo com informações da empresa, o produto possui ação 3 em 1, removendo sujeira, reduzindo odores pela sua ação bacteriostática e evitando a formação de espuma na lavagem. Soluciona, assim, boa parte dos problemas enfrentados pelos recicladores de plásticos com a limpeza do material coletado.

 

O produto é também biodegradável, atendendo aos requisitos necessários para simplificar, agilizar e garantir a eficácia da lavagem. “Sujeira, matéria orgânica e gordura, são resíduos que comprometem a qualidade do produto reciclado, geram mau odor e acabam exigindo grande esforço na etapa de lavagem. Nosso time de P&D desenvolveu uma formulação que resolve esses desafios e melhora a qualidade do material reciclado”, explicou Maria Claudia Cardozo, diretora de Home Care para América do Sul, da BASF.


 

O portfólio B-Cycle, disponível no link shop@BASF B-Cycle, é composto por produtos destinados a diversas etapas do processo de reciclagem: desde a triagem, passando pela lavagem, até a extrusão e conversão, com aditivos que evitam degradação oxidativa e térmica, que garante qualidade e preserva as propriedades do material reciclado.


 

Foto: BASF


 

Conteúdo relacionado:


 

Lei torna obrigatório o uso do PET reciclado no Estado de São Paulo


 

Leis estaduais criam melhor ambiente para a reciclagem


 

#BASF

#Soluprat

#B-Cycle



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026