Uma linha de máquinas para ensaios por partículas magnéticas foi lançada recentemente pela Polimeter, empresa com atuação no setor de equipamentos para ensaios não destrutivos (END) situada em Cotia (SP). As máquinas são indicadas para a inspeção de peças metálicas fabricadas por usinagem, tais como barras, bem como de peças produzidas a partir de corte, estampagem, conformação e soldagem de chapas e perfis.

 

Equipamentos para ensaios não destrutivos da Polimeter já estão disponíveis no mercado brasileiro

A série conta com equipamentos que foram projetados para detectar trincas, fissuras e/ou descontinuidades superficiais eventualmente presentes em, por exemplo, eixos para máquinas e/ou veículos, tubulações, juntas soldadas e peças submetidas a processos típicos do setor metalmecânico, tais como fresamento e furação.

 

De acordo com informações fornecidas por membros da equipe da companhia, a nova linha de equipamentos consiste em versões horizontais e verticais, que contam com sistema de magnetização por corrente elétrica alternada (CA) ou contínua (CC) (ou AC/DC, do inglês alternating current/direct current) de meia onda ou onda completa.

 

Além disso, os recursos das máquinas consistem em sistemas de magnetização por técnicas de contato direto, condutor central, eletroímãs e bobina. Ainda de acordo com a empresa, os equipamentos podem operar integrados a linhas de produção de tubos e outros tipos de peças feitas de materiais ferromagnéticos, e eles podem ser customizados conforme a necessidade dos clientes.

 

Também são fornecidos pela companhia acessórios para sistemas de ensaios não destrutivos e serviços de assistência técnica local. Uma das fases do lançamento dos equipamentos aconteceu na 11ª edição da Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes –, que foi realizada no mês de outubro em São Paulo (SP).

 

Interessados em mais informações podem contatar a Polimeter pelo telefone (11) 4612-0699 ou pelo e-mail polimeter@polimeter.com.br. 


 

Imagem: Polimeter



 

Confira mais conteúdo:

 

Tratar a névoa proveniente da usinagem evita danos à saúde dos colaboradores

 

Moldes de zamac podem ajudar a reduzir custos na transformação

 

#Polimeter #END #Usinagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias CCM



Metal mecânica se destaca na demanda por robôs industriais

Novo relatório da Federação Internacional de Robótica destaca o protagonismo da China no consumo de robôs e a importância do setor metal mecânico como consumidor desses equipamentos.

02/10/2025


Molde para fundição sob pressão de peças grandes é impresso em 3D

Uma ferramenta para fundição sob pressão de peças de grande volume foi desenvolvida por um consórcio de pesquisa usando o processo de fusão a laser em leito de pó e uma liga metálica em pó especialmente desenvolvida para este fim.

22/09/2025


Usinagem robotizada e retificação de precisão

A Danobat vai apresentar na EMO seus recursos de robótica CNC integrada, retificadoras multifuncionais e tornos de ultraprecisão para setores exigentes.

25/08/2025