A norte-americana ActivArmor, em parceria com um instituto de pesquisa de dispositivos biomédicos, desenvolveu um novo conceito de máscara facial reutilizável e acessível sob medida, voltada para profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a Covid-19.
O acessório plástico facial está disponível em duas opções: sob medida (fabricada com o auxílio de software e equipamento de escaneamento corporal 3D diretamente no cliente) ou auto-ajustável, de tamanho padrão. A versão padrão possui seis tamanhos iniciais e pode ser ajustada ao rosto na residência do cliente final utilizando vapor, como pode ser visto no vídeo a seguir.
As máscaras são fabricadas com poli(tereftalato de etileno glicol) (PETG) com espessura de 0,5 mm, que fornece resistência química, durabilidade e facilidade de processamento por termoformação. Além de apresentar vantagens como leveza, conforto facial, perfil baixo (projetado de forma ergonômica tornando-as menos volumosas em comparação com máscaras tradicionais), possibilidade de remoldagem (facilmente ajustadas e remodeladas ao rosto por ser um material termoplástico), reuso (laváveis com sabão neutro e substituição dos filtros), bem como a transparência, que melhora a comunicação, uma vez que permite a visualização da boca do interlocutor mesmo quando a voz estiver abafada por conta do uso do dispositivo.

Segundo a companhia, ambas as versões têm aprovação da FDA, possuem capacidade de vedar o contorno do rosto para bloquear partículas suspensas no ar e recebeu uma pontuação de 98,9 a 99,9% em testes de eficiência de filtragem bacteriana (BFE). O preço das máscaras varia de U$45 a U$165, de acordo com o modelo. Tanto as máscaras quanto os filtros podem ser comprados por meio do site da companhia.
(Fotos: ActivArmor)
#petg #mascarascovid19 #mascaratransparente
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026