Uma publicação intitulada “Guia de Fontes Alternativas de Energia” foi disponibilizada para empresas do ramo metalmecânico que têm interesse em informações a respeito da implementação de fontes de energia renovável em plantas industriais. Trata-se de um guia que foi desenvolvido pelas instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil.

 

A implementação de fontes de energia renovável na indústria é tema de um guia que pode ser baixado gratuitamente

Disponível para download gratuito, o manual é indicado para empresas de diferentes portes como, por exemplo, prestadores de serviços de estampagem para terceiros, fabricantes de prensas e calandras para conformação de chapas metálicas, bem como fornecedores de equipamentos complementares ao processamento de metais, tais quais alimentadores de prensas e células robotizadas para soldagem.

 

As partes responsáveis pelo lançamento do guia salientaram que uma das premissas deste trabalho é orientar pequenas e médias empresas que pretendem adotar o uso de sistemas e/ou processos produtivos que operem a partir de fontes de energia renovável, visando, assim, à preservação de recursos e redução de custos com energia elétrica, entre outros temas.

 

Conforme foi divulgado pelas instituições, o manual é composto por seções que tratam dos benefícios proporcionados pela adoção de fontes de energia renovável no ambiente industrial, trazendo também recomendações que podem contribuir para que empresas que já estejam em processo de implementação dessas fontes consolidem seus projetos de forma assertiva.

 

Segundo o diretor do programa PotencializEE, Marco Schiewe, “a escolha correta da fonte de energia alternativa é fundamental para o sucesso de um projeto de eficiência energética. Trata-se de conceitos que abrangem a redução de impacto no meio ambiente, que é o principal objetivo do nosso programa”.

 

Instruções para baixar o guia podem ser obtidas pelo e-mail contato@programa-potencializee.com.br.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Confira mais notícias:

 

Manufatura aditiva de metais em escala industrial

 

Plataforma digital está disponível para teste gratuito

 

#PotencializEE #EnergiaRenovável #Metalmecânica #CCM



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024