Uma publicação intitulada “Guia de Fontes Alternativas de Energia” foi disponibilizada para empresas do ramo metalmecânico que têm interesse em informações a respeito da implementação de fontes de energia renovável em plantas industriais. Trata-se de um guia que foi desenvolvido pelas instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil.

 

A implementação de fontes de energia renovável na indústria é tema de um guia que pode ser baixado gratuitamente

Disponível para download gratuito, o manual é indicado para empresas de diferentes portes como, por exemplo, prestadores de serviços de estampagem para terceiros, fabricantes de prensas e calandras para conformação de chapas metálicas, bem como fornecedores de equipamentos complementares ao processamento de metais, tais quais alimentadores de prensas e células robotizadas para soldagem.

 

As partes responsáveis pelo lançamento do guia salientaram que uma das premissas deste trabalho é orientar pequenas e médias empresas que pretendem adotar o uso de sistemas e/ou processos produtivos que operem a partir de fontes de energia renovável, visando, assim, à preservação de recursos e redução de custos com energia elétrica, entre outros temas.

 

Conforme foi divulgado pelas instituições, o manual é composto por seções que tratam dos benefícios proporcionados pela adoção de fontes de energia renovável no ambiente industrial, trazendo também recomendações que podem contribuir para que empresas que já estejam em processo de implementação dessas fontes consolidem seus projetos de forma assertiva.

 

Segundo o diretor do programa PotencializEE, Marco Schiewe, “a escolha correta da fonte de energia alternativa é fundamental para o sucesso de um projeto de eficiência energética. Trata-se de conceitos que abrangem a redução de impacto no meio ambiente, que é o principal objetivo do nosso programa”.

 

Instruções para baixar o guia podem ser obtidas pelo e-mail contato@programa-potencializee.com.br.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Confira mais notícias:

 

Manufatura aditiva de metais em escala industrial

 

Plataforma digital está disponível para teste gratuito

 

#PotencializEE #EnergiaRenovável #Metalmecânica #CCM



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024