Chegou ao mercado brasileiro uma nova versão de um sistema de segurança para máquinas instaladas em parques fabris, tais como prensas e equipamentos de corte de chapas e tubos metálicos. Trata-se da chave de segurança PSENmech (foto), desenvolvida pela Pilz, companhia com matriz na Alemanha e filial em Indaiatuba (SP).

A chave de segurança conta com mini controladores da série PNOZmulti 2, bem como cabeçotes e atuadores 3D posicionados dentro de um compartimento metálico que é à prova d’água, podendo operar normalmente também em ambientes com alto índice de material particulado e/ou gases provenientes de processos auxiliares como soldagem e remoção de rebarbas de metais, por exemplo.
Além disso, o sistema de segurança pode ter seus atuadores em diversas direções, e eles podem ser reconfigurados para cada tipo de aplicação no chão de fábrica. Os clientes podem consultar a companhia a respeito da instalação e implementação de itens e sistemas complementares, tais como trava de fuga e desbloqueio de emergência.
Foi informado à imprensa que a atual versão do sistema de segurança apresenta força de bloqueio de 1.500 N, bem como opera de acordo com as diretrizes das normas EN 60947-5-1, EN ISO 13849-1 e EN/IEC 62061. Aplicações que requeiram mais de uma chave de segurança devem ser analisadas junto à companhia
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4942-7013 ou pelo e-mail vendas@pilz.com.br.
Imagem: Pilz
Leia também:
Avanço do agronegócio aquece o setor de aços
Dispositivo para inspeção de tubos chega ao mercado
#Pilz #ChavedeSegurança #ChãodeFábrica #CCM
Mais Notícias CCM
Proposta de ampliação do mecanismo de ajuste de carbono (CBAM) para produtos de aço visa conter a desindustrialização europeia e cria novos desafios para a indústria metalmecânica global.
04/05/2026
A Interform 2026 será realizada em Joinville em setembro e vai reunir expositores de máquinas e equipamentos para metal mecânica.
04/05/2026
Com tecnologia de ímãs permanentes e monitoramento IoT, a empresa brasileira leva à feira portfólio completo para atender às exigências rigorosas das máquinas de corte a laser de fibra, destacando também a eficiência energética dos equipamentos.
04/05/2026