A agência ICIS (Independent Commodity Intelligence Services) divulgou ontem o seu índice mensal de produtos petroquímicos (IPEX), que registrou uma queda de 8% nos preços das commodities do setor e de polímeros em todo o mundo, à medida que aumentam as pressões econômicas e de custo sobre a cadeia.

Os abalos na economia chinesa, atingida por sucessivos lock-downs em razão de novas ondas de Covid, os desdobramentos da guerra na Ucrânia e a ameaça de recessão global pressionaram os preços das commodities, que começaram a cair acentuadamente nas principais regiões produtoras e consumidoras de petroquímicos e plásticos do mundo todo.

 

Queda nos principais mercados

 

O IPEX é composto por três índices regionais, os quais apontaram queda nos mercados do nordeste da Ásia, além de intensa pressão no noroeste da Europa e nos Estados Unidos. A medição se baseia nos preços praticados mundialmente para 14 commodities petroquímicas e polímeros constantes do Banco de Dados de Oferta e Demanda da ICIS.

 

“O colapso dos preços petroquímicos, que começou na Ásia, está se espalhando pelo mundo”, comentou Nigel Davis, editor de insights da ICIS, acrescentando que alguns contratos para agosto já foram liquidados e estão em queda acentuada mês a mês.

 

A turbulência nos mercados de produtos refinados (gasolina e outros combustíveis) no Noroeste da Europa, provocada por restrições impostas às importações de produtos refinados da Rússia devido à guerra na Ucrânia, impactaram a oferta de químicos aromáticos usados na obtenção de produtos petroquímicos. “Os preços de contrato do benzeno na Europa e nos EUA caíram em agosto, com os mercados se ajustando para baixo em relação ao aumento nos preços spot observados no final de junho”, comentou o analista sênior da ICIS, Rob Peacock.


 

Imagem: Maksym Kaharlytskyi/Unsplash


 

Leia também:


 

Novo corte de impostos sobre insumos do setor de plásticos


 

Redução da taxa de importação do PP favorece o transformador




 

#ICIS

#preçosdasresinas

 



Mais Notícias CCM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025