Entidades do setor de aços e de engenharia estão elaborando um projeto voltado para a criação de uma norma técnica específica para a construção de estruturas metálicas verticais usadas na área de telecomunicações, as quais são fabricadas a partir de processos de corte, conformação e soldagem de tubos e perfis metálicos.

Novas diretrizes para construção de torres metálicas estão sendo elaboradas por comitê formado por associações do ramo de aços
Para isso, representantes da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) se uniram e criaram um comitê chamado “Grupo de trabalho – Normalização de Projetos de Torres de Telecomunicações”.


 

Em comunicado à imprensa, foi informado que a ideia de execução desse trabalho surgiu a partir de discussões sobre a revisão da norma técnica, consolidada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 8800:2008 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios.


 

Tomás Vieira, engenheiro e diretor do departamento de estruturas metálicas da ABECE, comentou que “algumas especificidades de projeto de torres metálicas para o ramo de telecomunicações não eram contempladas no texto desta norma, e pensou-se em abordá-las em um anexo a ela”.


 

De acordo com informações divulgadas pelas instituições, o comitê responsável pelo projeto passou a contar com membros de empresas associadas. Além disso, uma série de encontros programados pelas partes envolvidas para os próximos meses contará com reuniões abertas à participação de profissionais da indústria metalmecânica e de outros segmentos. 

 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3816-6597 ou (11) 3938-9400.

 


 

Imagem: Pixabay


 

 

Mais notícias do ramo:

 

Corte a laser para peças de pequenas dimensões

 

Equipamentos e serviços com foco na soldagem automatizada 


 

#NovaNormaTécnica #ABCEM #ABECE #CCM



Mais Notícias CCM



Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024


Discos abrasivos para corte de chapas e tubos de aço

Linha de discos abrasivos passou a contar com novos modelos indicados para o corte de aço e aço inoxidável.

08/04/2024