A Fesmo (São José dos Campos, SP) está trazendo para o mercado brasileiro uma série de máquinas para corte a laser destinadas à fabricação de peças seriadas de pequenas dimensões. Desenvolvidas pela italiana Cielle, são bastante utilizadas pelo setor de joalheria, mas também na produção de microcomponentes para o setor de eletroeletrônicos e para a indústria de óculos.

 

A série Epsilon 60/40 opera com laser de fibra óptica e é composta por dois cabeçotes, sendo um para gravação e outro para corte, montados em um corpo de alumínio fundido. O acionamento se dá por motores brushless e a movimentação é feita por meio de fuso de esfera nos três eixos de trabalho. A fonte de laser para marcação opera a 20 ou 50 W, com pulso fixo ou variável, enquanto a fonte que alimenta o cabeçote de corte pode ser de 500 ou 1.000 W.

 

A alimentação do material é feita por meio de tiras fornecidas em bobinas, podendo o equipamento ser ajustado para o trabalho de forma contínua. O engenheiro Francisco Perez, diretor da Fesmo, explicou que as máquinas vêm solucionar um problema para os processadores de peças pequenas, cujo projeto acaba sendo de difícil execução nas máquinas de corte a laser tradicionais, que trabalham a partir de chapas de grandes dimensões.

 

Fotos:Cielle/Fesmo

 

Leia também:

 

Geradores de laser de fibra para o corte de metais chegamao Brasil

 

Célula de soldagem automatizada integra processos Mig/Mag e laser

 

#Fesmo #cortealaser

 



Mais Notícias CCM



Sistema digital para controle do processamento de metais feito no Brasil

Ambiente virtual abrange a conectividade entre máquinas, além da coleta e transmissão de dados em tempo real, in loco e remotamente.

26/05/2022


Discos de corte de metais

Linha conta com equipamentos indicados para o corte de chapas e tubos metálicos.

23/05/2022


Mais alumínio no ramo de energia solar

Executivo faz um paralelo sobre as possibilidades de aplicação de alumínio na construção de itens para parques fotovoltaicos e o aumento da demanda por fontes de energia limpa e renovável.

23/05/2022