A Telemecanique Sensors, companhia de origem francesa que conta com diversos distribuidores no Brasil, divulgou informações sobre a linha de sensores ultrassônicos XXW Wide Beam Ultrasonic Sensor, que consiste em uma série de dispositivos que fazem a detecção da movimentação de maquinário industrial, seja de partes móveis de máquinas de usinagem e/ou de robôs colaborativos, por exemplo.
Os sensores também podem ser usados em espaços fabris configurados para o trânsito de equipamentos para a movimentação de blocos e vigas metálicas, empilhadeiras e de pontes rolantes, de forma a supervisionar a distância entre os ativos.
A companhia informou que os sensores operam emitindo uma onda sonora de alta frequência. Cada um dos dispositivos faz o cálculo do tempo de retorno da onda ultrassônica refletida pelo objeto sob supervisão e a converte em sinal elétrico analógico ou digital. O equipamento calcula a distância entre os objetos e informa a distância entre eles em metros.
Também é possível ajustar os sensores para que eles façam a detecção de superfícies transparentes, bem como de áreas sob condições de névoa e/ou material particulado. Os dispositivos possuem carcaça plástica com propriedades anti-UV e podem operar sob temperatura de -40 até 70 °C.
Comentários sobre os sensores foram feitos por Ronaldo de Sena, especialista da área que atua na empresa: “a largura do feixe de detecção está muito maior e assim ele cobre áreas maiores, o que é uma vantagem e tanto. Além disso, quando as condições exigem múltiplos sensores instalados próximos uns aos outros, o recurso de ‘sincronização’ permite que cada equipamento tenha uma detecção confiável do objeto correspondente ao risco zero de crosstalk (interferência indesejada que um canal de transmissão causa em outro)”.
Mais informações sobre os dispositivos podem ser obtidas no site da companhia.
Imagem: Telemecanique Sensors
Conheça mais equipamentos para usinagem:
Guia de fornecedores de cabeçotes angulares para equipamentos de usinagem
Fornecedores de tornos automáticos
#Sensores #DispositivosdeDetecção #MM
Mais Notícias CCM
A empresa vai levar à Expomafe uma solução para gravação em peças metálicas que melhora o rastreamento de produtos.
17/04/2025
A TotalCAD está trazendo para o mercado brasileiro o pacote de software ZW3D, da chinesa ZW Soft, com a proposta de democratizar o acesso a ferramentas de projeto 3D.
17/04/2025
Já em abril, a Colibri Spindles e seu representante no País vão disponibilizar para testes um novo spindle para fusos de alta velocidade de até 56.000 rpm. O lançamento será exibido na Expomafe.
04/04/2025