O Centro de Experiências Científicas e Digitais – onono – da Basf, um hub que tem por objetivo conectar e aproximar clientes, fornecedores, startups, colaboradores e universidades ao ecossistema de inovação do plástico, completou três anos de operação como sua primeira estrutura de cocriação e transformação digital na América do Sul.
No final do mês de março, a companhia realizou uma live com a presença de executivos e parceiros que já participaram de desafios e que usufruíram o hub, o qual se tornou um canal de relacionamento, como uma central de colaboração e produção de informação para o mercado, sempre com o olhar para o futuro, de acordo com o informativo divulgado à imprensa.
A companhia afirmou que desde 2019, o onono promoveu mais de 50 desafios em seu sistema de inovação aberta, envolvendo startups no desenvolvimento de protótipos de soluções para a Basf e para seus clientes como, por exemplo, para mobilidade agrícola, e-commerce, para produtos com redução de consumo de água, forecasting de matérias-primas, entre outras. E também se conectou a mais de 300 universitários em mentorias para ações como a criação de uma ferramenta de inteligência artificial para supply chain e a calculadora de emissões sustenBOT, da Fundação Espaço ECO, por exemplo.
O onono possui equipamentos de alta tecnologia, laboratórios de pesquisa e testes de produtos, possui conectividade, e capacidade para digitalização de processos e design.
Segundo Ornella Nitardi, gerente de inovação aberta e ecossistemas digitais para América do Sul da Basf, depois de um ano, todas as atividades do hub migraram para o universo digital, “com isso nos empenhamos em desafios de cocriação e realizamos mais de 200 webinars sobre temas diversos como economia circular, negócios e mercado, carreiras, procurando envolver os parceiros, clientes e especialistas. Contamos com a participação de mais de 50 mil pessoas em todas essas iniciativas e, agora, estamos promovendo os modelos híbridos para combinar o que há de melhor no virtual e no presencial, gerando mais conexões”.
O vídeo a seguir fala sobre a retomada das atividades do centro.
Com a retomada deste tipo de atividades, foram preparadas novidades no espaço físico do onono, como a Central de Economia Circular, que vai explorar soluções em reciclagem para a cadeia do plástico, um laboratório de impressão 3D para novas experiências em manufatura aditiva, e um media lab que permite ampliar os canais de comunicação, como seu canal no YouTube e o canal de podcast.
Foto: divulgação Basf
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026