Tendo em vista a necessidade de fabricação urgente de ventiladores pulmonares para enfrentar a Covid-19, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desenvolveu a “Prática Recomenda ABNT PR 1003 - Ventiladores pulmonares para cuidados críticos: requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto e fabricação”. O lançamento do documento será feito em live na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, às 10 h, pelo canal da ABNT no YouTube (https://youtu.be/p4ozKv4UwTA).
O documento tem por objetivo reunir conhecimentos de especialistas para que o setor de saúde receba equipamentos eficientes para tratar os sintomas mais graves da doença, que são os problemas respiratórios, os quais demandam o auxílio de ventilação mecânica.
A demanda por ventiladores pulmonares aumentou expressivamente no mundo, e os fabricantes estão com dificuldades para atendê-la, pois enfrentam problemas no abastecimento de partes e peças para suprir a produção e montagem dos equipamentos.
Na Prática Recomendada, a ABNT estabelece os requisitos mínimos de segurança e desempenho e a classificação de ventiladores mecânicos, incluindo indicações de uso e limitações, além de abordar as normas internacionais aplicáveis e apresentar alguns requisitos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A elaboração da nova Prática Recomendada foi coordenada pela Diretoria de Normalização da ABNT e contou com a colaboração do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-26) e especialmente de suas Comissões de Estudo de Equipamentos Eletromédicos e de Aplicação de Sistemas de Qualidade para produtos para Saúde. Além disso, contou com o apoio do Ministério da Economia, Inmetro e Sebrae.
O documento também será disponibilizado gratuitamente. Para acessar e conhecer mais a Prática Recomendada ABNT PR 1003, clique aqui.
Conteúdo relacionado:
#plastico #normaabnt #plasticocontracoronavirus
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025