O Instituto Tecnológico del Plástico (Aimplas), junto com o Instituto de Tecnología Cerámica (ITC) – ambos sediados na Espanha –, está desenvolvendo o Projeto EROS, que visa implementar um sistema de economia circular para as pás de turbinas eólicas e para resíduos do setor aeronáutico a fim de recuperá-los para que possam ser novamente usados seja no setor de transportes ou em outros setores, como por exemplo, a indústria cerâmica.

 

Segundo as informações do instituto, a indústria de transportes é atualmente a maior emissora de gases de efeito estufa, seguida pela indústria de energia elétrica. Portanto, é necessário usar estruturas mais leves, como as feitas de materiais compósitos, para auxiliar na redução dessas emissões. No entanto, a utilização desses materiais envolve o desafio intrínseco da gestão de resíduos, visto que reciclá-los é uma tarefa complexa.

 

Para compreender a dimensão e o panorama desse problema, estima-se que dez mil aeronaves serão retiradas de serviço em todo o mundo nos próximos 20 anos e que metade da capacidade instalada de turbinas eólicas da Europa, de 146 GW, completará duas décadas de uso até o ano de 2030.

 

Em busca de uma solução, os três parceiros criaram o Projeto EROS, que envolve processos de reciclagem mecânica e química a serem realizados para a produção de três novos produtos:

 

De acordo com o comunicado do Aimplas, também participam do projeto as empresas Reciclalia, Keraben, Fritta e Sofitec, para garantir que os resultados alcancem toda a cadeia de valor, além de contar com apoio financeiro do Ministerio de Ciencias, Innovación y Universidades (Ministério da Ciência, Inovação e Universidades), do governo espanhol.

 

(Foto: Aimplas)

#composito #reciclagemquimica #reciclagem


 

Conteúdo relacionado:

Resíduos de PU decompostos por via química dão origem a novos monômeros

Banco de dados global e interativo terá informação sobre resina reciclada 

 



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Lindner inaugura subsidiária LATAM em São Paulo

A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025