A alemã Arburg, com unidade brasileira em São Paulo (SP), anunciou a criação de uma nova divisão, a ArburgAdditive GmbH + Co KG, que abrigará todas as atividades da empresa relacionadas à manufatura aditiva. A nova divisão terá como diretor administrativo Victor Roman, que deve ingressar na empresa em 1 de dezembro deste ano.

 

Ao fundar sua nova empresa, a Arburg destaca a sua aposta na manufatura aditiva (impressão 3D) como um método de produção suplementar fundamental no processamento de plásticos. Após o desenvolvimento e o lançamento do Freeformer, equipamento para manufatura aditiva a partir de grãos convencionais de resina, a empresa adquiriu a innovatiQ, especialista em soluções para a manufatura aditiva de borrachas de silicone líquido. Agora, ao combinar todas as atividades de manufatura aditiva sob o mesmo comando,a empresa fortalece esta área de negócios e abre caminho para novos desenvolvimentos.

 

Reestruturação para o novo ano

 

Ao longo de 2022, a Arburg Plastic Freeforming, divisão que desenvolveu o equipamento FreeFormer, passará a integrar o novo negócio, cuja linha de produtos incluirá, além do Freeformer, também os sistemas 3D da innovatiQ.

O processo Arburg Plastic Freeforming (APF) foi projetado para atuar como um sistema aberto, possibilitando ajustar o processo de fabricação dos componentes de acordo com os requisitos específicos, utilizando grânulos convencionais de resina.

Já os sistemas de impressão 3D innovatiQ funcionam com base na tecnologia FFF (de Fused Filament Fabrication, ou fabricação a partir de filamento). Há também o sistema de impressão LiQ 320, que processa borracha de silicone líquido (LSR) em um procedimento especial denominado LAM (manufatura aditiva a partir de materiais líquidos).

 

Fotos (Arburg): Componentes para o setor aeroespacial impressos em 3D, em equipamentos da Arburg. Abaixo, peças diversas obtidas pelo mesmo processo.


 

Conteúdo relacionado:

Processos de impressão tridimensional: Uma atualização

O desafio da manufatura aditiva no ambiente industrial

Filamento de policarbonato reciclado para impressão 3D



 

#Freeformer #ArburgAdditive #Arburg



Mais Notícias CCM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025