Um projeto voltado para a construção de implementos para a área de mineração a partir do uso de chapas de aço com alta resistência levou à fabricação de novas versões de caçambas meia cana. Elas apresentaram menor peso, bem como resistência mecânica superior, em relação às suas equivalentes feitas com outros tipos de aços como, por exemplo, aço-carbono.

Este trabalho é resultado de uma parceria entre a SSAB, com matriz na Suécia e subsidiária em São Paulo (SP), a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), com sede em Araxá (MG), e a Rossetti, com unidade fabril em Guarulhos (SP).
Os aços utilizados na fabricação das caçambas pertencem às linhas Hardox 500 Tuf e Strenx. Em comunicado à imprensa, foi informado que a chapa que compõe o fundo de uma nova versão dos implementos passou a ter espessura de 5 mm, que em versões anteriores era de 6 mm ou até 8 mm. Já as chapas que formam as partes laterais, frontal e traseira têm espessura de 3 mm, as quais anteriormente apresentavam de 4 a 6 mm.
Também foi divulgado que uma das características dos aços usados é a presença de microadições de nióbio em sua estrutura. De acordo com Hugo Leandro Rosa, gerente de manutenção da CBMM, graças ao uso de chapas metálicas mais finas e de outras mudanças feitas na configuração dos implementos, o peso das versões atuais passou a ser de aproximadamente 4,7 toneladas, enquanto modelos anteriores chegaram a apresentar peso de cerca de 7,4 toneladas.
Segundo informações das empresas, as propriedades de resistência mecânica e ao impacto dos aços usados na fabricação das cambas são superiores às de outros aços da classe de 500 Brinell comercializados atualmente. Foi divulgado ainda que a capacidade delas é de 20 metros cúbicos, e que elas foram projetadas para o transporte de minério pirocloro.
Fotos: SSAB/Rossetti/CBMM
Reportagens similares:
#CBMM #SSAB #Rossetti #Aços #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
A empresa de origem japonesa e com filial brasileira desenvolve sistemas de dobra, corte a laser de fibra e puncionamento de chapas, e vai apresentar um conceito de “fábrica do futuro” na Euroblech 2026.
19/10/2026
Integrada a sistemas CNC e softwares de nesting, a nova tecnologia da Hypertherm otimiza os deslocamentos entre furos, reduz o risco de colisões na mesa e atinge velocidades de até 35 m/min.
19/10/2026
Com foco em contornar a escassez de mão de obra qualificada e atender ao processamento de lotes reduzidos, Prima Power consolida tecnologias de corte a laser, puncionamento e dobras sob uma única marca global.
19/10/2026