A alemã i-mold desenvolveu uma linha de unidades compactas para resfriamento que simplificam a integração de núcleos rotativos em moldes de injeção, normalmente usados na moldagem de peças roscadas, tais como tampas, luvas e conexões de tubos.

 

Os principais componentes do dispositivo são um estator projetado com uma trava de torção – onde também estão embutidos os conectores da mangueira que conduz o fluído refrigerante – e o rotor, que suporta o canal de resfriamento, bem como a rosca para fixar o núcleo rotativo.sistema i-mold para resfriamento de núcleos rotativos

 

Disponível como um elemento padronizado, a unidade reduz o custo e o tempo de desenvolvimento de moldes que necessitam desse recurso, além de evitar problemas causados por vazamentos da água de resfriamento, pois cada unidade tem sua estanqueidade testada e assegurada pela i-mould.


Para moldes com várias cavidades, é possível conectar até quatro unidades rotativas de refrigeração em série. Grupos adicionais de quatro podem então ser organizados em paralelo, possibilitando o projeto de moldes compactos com um grande número de núcleos rotativos. O bom desempenho do resfriamento permite a execução de curtos tempos de ciclo, aumentando a produtividade.

 

As unidades de refrigeração rotativa podem funcionam com sistemas de acionamento mecânicos, hidráulicos ou servoelétricos comuns. Dependendo das dimensões do núcleo e das necessidades de energia de resfriamento, a unidade é oferecida em dois tamanhos: o SDS-034, para tubos de refrigeração de 2 a 6 mm, suportando espaçamentos entre cavidades de 34 mm, graças ao projeto compacto do estator.

O SDS-045, de 45 mm de largura, destina-se a taxas de fluxo de refrigerante mais altas e acomoda tubos de refrigeração de 6 a 10 mm de diâmetro. O comprimento padrão do tubo de resfriamento é de 300 mm, com comprimentos personalizados disponíveis sob demanda. A rosca de fixação do núcleo pode ser confeccionada tendo por padrão o sistema métrico ou do tipo polegada.

A conexão das mangueiras de fluido refrigerante são feitas por sistemas de encaixe padrão, mas também estão disponíveis sistemas de engate rápido.

O raio de curvatura mínimo das mangueiras do líquido de refrigeração depende do material necessário para a faixa de temperatura especificada, sendo de 35 mm para temperaturas do líquido de refrigeração de até 60 ° C, 50 mm para temperaturas de até 80 ° C e 90 mm para até 120 ° C. A pressão operacional máxima é de 10 bar.
Servomold é a marca usada pela i-mold para sua linha de soluções padronizadas para a implementação de movimentos rotativos e lineares servoelétricos em moldes de injeção.

 

Foto: O novo dispositivo de resfriamento rotativo compacto da i-mould, disponível como elemento padronizado

 

 

Conteúdo relacionado:

Sistemas de diagnóstico nos moldes de injeção permitem monitorar processos

 



#moldescomnúcleorotativo

#i-mold

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026