Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o setor de bens de capital apresentou um aumento de suas importações de aproximadamente 33,1% no mês de julho de 2021. Esse dado foi levantado a partir da comparação com os percentuais referentes ao setor observados no mesmo período do ano passado.
De acordo com um comunicado à imprensa, isso representa a décima primeira taxa positiva consecutiva em relação ao mesmo mês do ano passado. Também foi informado que o setor de bens de capital acumulou alta de cerca de 43,2% no primeiro semestre de 2021.
Ainda conforme o levantamento, houve alta de 26,2% nas importações de máquinas e equipamentos, especificamente. Paulo Castelo Branco, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei), comentou sobre o aumento das importações indicado pela pesquisa.
Segundo ele, isso “demonstra que houve uma reversão de tendência e as indústrias perceberam que importar bens intermediários e componentes para serem agregados e montados em produtos manufaturados aqui no Brasil pode causar riscos e prejuízos”.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Imagem: Pixabay
Conteúdo relacionado:
Indústria tenta reagir em setembro
Maioria dos brasileiros apoia plásticos de uso único
#Abimei #IBGE #BensdeCapital #PlásticoIndustrial
Mais Notícias CCM
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025
A fabricante austríaca de equipamentos para reciclagem anunciou a criação de sua subsidiária dedicada ao mercado latino-americano, que terá sede na capital paulista.
22/07/2025
Aliança estratégica entre a Top Solid e a Holand fortalece a atuação regional da desenvolvedora de sistemas para o setor industrial.
17/07/2025