Tendo em vista a missão mundial de reduzir as emissões de carbono e atingir melhores índices no que se refere à mobilidade sustentável, o Instituto Tecnológico del Plástico (Aimplas) – sediado na Espanha – coordena e administra um projeto que tem permitido desenvolver novas tecnologias e soluções de design eficiente para a redução do peso dos veículos.
Um novo projeto, chamado Recotrans, conta com o apoio de 13 parceiros de sete países e se baseia na concepção de novos compósitos termoplásticos desenvolvidos por meio da integração de microondas e soldagem a laser. Os pesquisadores obtiveram redução de custos e de consumo de energia elétrica na fabricação de três protótipos, além de confirmarem a viabilidade de reciclagem e processamento do material resultante.
O processo utilizando microondas pode ser usado para otimizar a cura de compósitos em moldagem por transferência de resina (RTM) e pultrusão, o que reduz o consumo de energia, encurta o tempo de fabricação e ajuda a produzir peças de melhor qualidade, ainda segundo o Aimplas. Durante o decorrer do projeto também foi demonstrado que a tecnologia a laser pode ser utilizada para obter juntas estáveis entre o material compósito e o metal, tornando possível dispensar juntas rebitadas, que aumentam o peso estrutural. Por fim, foram realizados estudos sobre a reciclabilidade do compósito termoplástico, utilizando-o para a fabricação de uma nova peça.
Como protótipos, foram desenvolvidos três componentes: uma peça de demonstração do sistema de suspensão traseira de uma cabine de caminhão, fabricada usando microondas no processo de RTM para dar origem a um compósito termoplástico com fibra de vidro, resina acrílica termoplástica e uma junta entre metal e compósito, feita por soldagem a laser; um painel de porta automotiva integrando microondas no processo c-RTM criando um compósito termoplástico à base de resina acrílica termoplástica reforçada com fibra de carbono; e um painel interno para a indústria ferroviária utilizando microondas junto com o processo de pultrusão para a confecção de compósitos também à base de resina acrílica termoplástica reforçada com fibras de vidro. A junção entre os compósitos e as peças metálicas foi realizada por meio da soldagem a laser.
Mais adiante, a reciclabilidade dos materiais foi validada por meio da fabricação de uma amostra de uma maçaneta de porta de carro feita com 50% de material reciclado, proveniente do projeto. Com seu término previsto para este ano, o instituto espera que o Recotrans possa ser aplicado em breve, tanto na indústria automotiva quanto em outros setores.
(Fotos: Aimplas)
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