Será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em formato totalmente online, o Recy-Plastech, Seminário Internacional de Sustentabilidade e Reciclagem de Plásticos. O evento, que teve sua primeira edição realizada presencialmente em 2019, retorna em novo formato devido à incerteza quanto às restrições sanitárias decorrentes da Covid-19.

 

Os desafios da pandemia, por sinal, estão entre os itens da programação preliminar do evento, que pretende reunir representantes dos principais projetos voltados à circularidade na cadeia produtiva dos materiais plásticos.

 

Entre os principais temas a serem tratados nas lives programadas estão economia circular e sustentabilidade; a Nova Economia do Plástico e políticas de ESG; reciclagem mecânica; panorama da reciclagem de materiais flexíveis; reciclagem de PVC e de PET; aditivos para a melhoria da qualidade de materiais reciclados; reciclagem química e bioplásticos.

 

Algumas palestras já confirmadas são:
 

Abertura: A Nova Economia do Plástico e as políticas de ESG  - Onara Lima, Ambipar/ Guilherme Brammer, Boomera

Brasil, uma Plataforma Mundial para Biopolímeros - Kim Fabri , CEO da ERT

Soluções da Abiplast para a Economia Circular e Governança da Cadeia de embalagens plásticas - Paula Pariz Lorenzoni de Oliveira, Abiplast

Programa Terracycle & 3M de reciclagem de esponjas - 3M

Inovação na reciclagem de embalagens flexíveis - Marcelo Mason, Deink Brasil

Reciclagem de PE de qualidade para alimentos- uma visão geral da tecnologia - Simon  Schodl, Erema

Ciclo fechado para embalagens alimentícias pós consumo em PET e PS com a tecnologia MRS - Andrés Grunewald, Gneuss

Agente Graphistrenght, contendo nanotubo de carbono / grafeno como melhorador de impacto, atribuindo resistência a UV, cor preta, propriedades anti-estáticas, condutividade térmica e redução de peso para reciclados - Arkema

Como conectar os elos da cadeia de valor para construção de soluções circulares em escala - Beatriz Luz,  Exchange4Change Brasil

Reciclagem de Polímeros Compostáveis - Emanuel Martins, diretor de operações da ERT

ELIUM - resina termoplástica líquida, reciclável mecanicamente e quimicamente - e soluções sustentáveis - Arkema

 

Entre as instituições que apoiam o Recy-Plastech estão Abimaq/CSMAIP, Abicom, Abief, Abipla, Abipet, Abiplast, INP, Plastivida e Sindiplast e Exchange4Change Brasil.

 

 

O evento é organizado pela Markeplan (São Paulo, SP) e as inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.



 

Conteúdo relacionado:

 

Ciclo fechado para embalagens de defensivos agrícolas

 

Consórcio para reciclagem e economia circular usa plataforma digital e blockchain


#reciclagemdeplásticos   #RecyPlastech



Mais Notícias CCM



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025