A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), vem trabalhando na certificação dos produtos do seu setor com o objetivo de incentivar o atendimento às normas técnicas e promover a qualidade de produtos e desenvolvimento do mercado da construção metálica, que inclui itens como  telhas termoacústicas.

 

De acordo com informe publicado pela ABCEM, no âmbito do programa de qualificação de telhas de aço, por exemplo, é avaliada a qualidade em conformidade com as normas ABNT NBR 14513 e ABNT NBR 14514 relativas, respectivamente, à seção ondulada e à trapezoidal.

 

As avaliações se baseiam em auditorias no processo produtivo, na coleta de amostras e ensaios feitos nas mesmas. O resultado satisfatório dessas atividades leva à concessão da certificação e ao direito ao uso da marca de conformidade ABCEM/ABNT em seus produtos. A certificação serve para garantir que a produção é controlada e que os produtos atendem às normas técnicas. 

 

Ainda segundo a associação, as empresas fabricantes de telhas termoacústicas, por exemplo, podem obter a certificação por meio da norma ABNT NBR 16373, principalmente se levado em consideração a ascensão do mercado de construção civil. Para a verificação dos requisitos de desempenho das telhas e painéis termoacústicos exigidos pela NBR 16373, a ABNT identificou condições adequadas no laboratório independente (3ª parte) da Unisinos para realizar os ensaios requeridos. O laboratório da universidade é acreditado pelo Inmetro, mas para os ensaios de telhas termoacústicas deverá ser avaliado anualmente pela ABNT por intermédio de uma equipe especializada, a fim de atestar a observância dos critérios necessários na realização dos ensaios.

 

Diante disso, quanto mais empresas aderirem à certificação, menores serão os investimentos nesse custo anual. Levando em conta as vantagens para os fabricantes de telhas termoacústicas, tais como: garantia da conformidade do produto com as normas técnicas; melhoria do processo produtivo e organizacional por meio das avaliações dos requisitos da qualidade; conscientização dos colaboradores na melhoria dos processos; aumento da produtividade e diferenciação de produtos no mercado em relação à qualidade, a ABCEM convida as empresas fabricantes para certificarem suas telhas termoacústicas e assim disponibilizar aos seus clientes produtos em conformidade com norma técnica atestada por organismo acreditado pelo Inmetro.

 

(Foto: Pixabay)

 

Conteúdo relacionado:

Pesquisa aponta crescimento do ramo de estruturas metálicas

Uma discussão sobre como enfrentar a escassez de aços e plásticos



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024