A indústria brasileira em geral tem passado por grandes desafios nos últimos anos, mas nada se compara à atual dificuldade de obter matéria-prima para continuar a produzir. Faltam desde aços até as resinas termoplásticas, passando pelos materiais semicondutores, cuja escassez tem causado grande impacto na indústria automobilística. Isso tem ocasionado o desabastecimento de muitos itens de consumo, com consequências importantes para o desempenho da economia.

 

A retomada das atividades econômicas no pós-pandemia provocou uma corrida mundial dos fabricantes em busca de matéria-prima, tendo como consequência o desabastecimento. Afinal, são poucas as indústrias que podem prescindir de aços e plásticos. Mesmo para as empresas que não transformam esses insumos, eles seguramente estão presentes nos próprios bens de produção utilizados por elas, tais como ferramental e maquinário.

 

Para promover um debate sobre o tema, a revista Plástico Industrial e a Aranda Eventos estão organizando o webinar Aços e plásticos: cenário atual e alternativas diante das escassez”, com o objetivo de trazer ao público informações sobre os fatos que estão ocasionando a dificuldade de abastecimento e contribuir para que as empresas fundamentem suas decisões em informações de fontes confiáveis.

 

 

Para falar sobre a questão dos aços foi convidado o especialista Marcos Perez, superintendente de mercado interno da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que tem coordenado ações para promover a importação deste insumo como forma de as empresas enfrentarem o atual cenário. E para tratar do mercado de resinas plásticas estará presente Roberta Duarte, executiva da trading Montachem, importadora de resinas termoplásticas. 

A mediação será da jornalista Hellen Souza, editora das revistas Plástico Industrial e Corte e Conformação de Metais (CCM Online).

 

O evento acontece no dia 11 de agosto, quarta-feira, às 18 horas, no canal da Aranda Eventos no Youtube.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.

 

 

Foto: Fotogrin/Shutterstock


 



Mais Notícias CCM



Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024


WEG anuncia investimento de R$ 69,5 milhões em inovação

Com financiamento do BNDES no valor de R$ 58 bilhões, a WEG vai investir na atualização do parque fabril, em cinco frentes de desenvolvimento tecnológico.

01/07/2024