A indústria brasileira em geral tem passado por grandes desafios nos últimos anos, mas nada se compara à atual dificuldade de obter matéria-prima para continuar a produzir. Faltam desde aços até as resinas termoplásticas, passando pelos materiais semicondutores, cuja escassez tem causado grande impacto na indústria automobilística. Isso tem ocasionado o desabastecimento de muitos itens de consumo, com consequências importantes para o desempenho da economia.

 

A retomada das atividades econômicas no pós-pandemia provocou uma corrida mundial dos fabricantes em busca de matéria-prima, tendo como consequência o desabastecimento. Afinal, são poucas as indústrias que podem prescindir de aços e plásticos. Mesmo para as empresas que não transformam esses insumos, eles seguramente estão presentes nos próprios bens de produção utilizados por elas, tais como ferramental e maquinário.

 

Para promover um debate sobre o tema, a revista Plástico Industrial e a Aranda Eventos estão organizando o webinar Aços e plásticos: cenário atual e alternativas diante das escassez”, com o objetivo de trazer ao público informações sobre os fatos que estão ocasionando a dificuldade de abastecimento e contribuir para que as empresas fundamentem suas decisões em informações de fontes confiáveis.

 

 

Para falar sobre a questão dos aços foi convidado o especialista Marcos Perez, superintendente de mercado interno da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que tem coordenado ações para promover a importação deste insumo como forma de as empresas enfrentarem o atual cenário. E para tratar do mercado de resinas plásticas estará presente Roberta Duarte, executiva da trading Montachem, importadora de resinas termoplásticas. 

A mediação será da jornalista Hellen Souza, editora das revistas Plástico Industrial e Corte e Conformação de Metais (CCM Online).

 

O evento acontece no dia 11 de agosto, quarta-feira, às 18 horas, no canal da Aranda Eventos no Youtube.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.

 

 

Foto: Fotogrin/Shutterstock


 



Mais Notícias CCM



Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Tratamento de efluentes industriais será tema de seminário

Técnicas de recuperação da água em que são descartados poluentes oriundos de operações industrias serão debatidas em evento no interior de São Paulo.

22/04/2024


Bolsas de estudo para profissionais da indústria

O programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

08/04/2024