A indústria brasileira em geral tem passado por grandes desafios nos últimos anos, mas nada se compara à atual dificuldade de obter matéria-prima para continuar a produzir. Faltam desde aços até as resinas termoplásticas, passando pelos materiais semicondutores, cuja escassez tem causado grande impacto na indústria automobilística. Isso tem ocasionado o desabastecimento de muitos itens de consumo, com consequências importantes para o desempenho da economia.

 

A retomada das atividades econômicas no pós-pandemia provocou uma corrida mundial dos fabricantes em busca de matéria-prima, tendo como consequência o desabastecimento. Afinal, são poucas as indústrias que podem prescindir de aços e plásticos. Mesmo para as empresas que não transformam esses insumos, eles seguramente estão presentes nos próprios bens de produção utilizados por elas, tais como ferramental e maquinário.

 

Para promover um debate sobre o tema, a revista Plástico Industrial e a Aranda Eventos estão organizando o webinar Aços e plásticos: cenário atual e alternativas diante das escassez”, com o objetivo de trazer ao público informações sobre os fatos que estão ocasionando a dificuldade de abastecimento e contribuir para que as empresas fundamentem suas decisões em informações de fontes confiáveis.

 

 

Para falar sobre a questão dos aços foi convidado o especialista Marcos Perez, superintendente de mercado interno da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que tem coordenado ações para promover a importação deste insumo como forma de as empresas enfrentarem o atual cenário. E para tratar do mercado de resinas plásticas estará presente Roberta Duarte, executiva da trading Montachem, importadora de resinas termoplásticas. 

A mediação será da jornalista Hellen Souza, editora das revistas Plástico Industrial e Corte e Conformação de Metais (CCM Online).

 

O evento acontece no dia 11 de agosto, quarta-feira, às 18 horas, no canal da Aranda Eventos no Youtube.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

 

Confira os eventos anteriores na playlist PI webinar no Canal da Aranda Eventos no Youtube.

 

 

Foto: Fotogrin/Shutterstock


 



Mais Notícias CCM



Inteligência artificial na indústria será tema de plenária na Interform

Congresso que acontece durante a feira de corte e conformação Interform em Santa Catarina terá painéis sobre inteligência artificial (IA).

21/08/2026


Curso presencial abordará técnicas de acabamento do alumínio

Programação técnica promovida pela ABTS abrange a qualidade do acabamento e apresenta recursos da Indústria 4.0 para o monitoramento de banhos químicos.

25/08/2026


Desafios da indústria metal mecânica serão tratados na ABM Week 2026

Será realizada em setembro a 10a edição da ABM Week em São Paulo (SP), com uma programação sobre temas de interesse do setor de processamento de chapas. Confira alguns tópicos que serão abordados nos dias do evento.

21/08/2026