O ramo de corte e conformação de metais está encontrando meios para aperfeiçoar os seus processos de modo a torná-los mais eficientes, visando à obtenção de peças com design complexo e/ou funcional que atendam à demanda por produtos desse tipo em diversas áreas.

Corte a plasma 3D, um processo que está ganhando espaço no ramo de corte e conformação de metais.

 

O processo de corte a plasma 3D – que pode ser executado por meio de sistemas que consistem em, por exemplo, cabeçote de corte manipulado por braço robótico, além de software – é um tipo de operação que pode proporcionar vantagens em relação a outros processos principalmente no que diz respeito à fabricação de peças estruturais ou de componentes sob medida, podendo, inclusive, substituir a usinagem em determinados casos.

 

 

A Hypertherm, com escritório corporativo em São Paulo (SP) e matriz nos Estados Unidos, desenvolveu  equipamentos de corte a plasma 3D. Eles são recomendados para trabalhos como corte reto ou diagonal de chapas e tubos de aço-carbono, inox ou alumínio, bem como para a abertura de orifícios.

 

Tiago Ferraz, especialista em corte a plasma da Hypertherm na América Latina, mencionou outras vantagens proporcionadas por esse tipo de tecnologia: “Um dos diferenciais é que os movimentos robóticos executados no processo de corte a plasma em 3D podem exigir tensão adicional dos conjuntos de cabos, devido ao aumento de sua inclinação e flexão, o que não é visto no processo de corte em 2D tradicional e por isso demandam atenção em seu projeto”. Segundo ele, esses sistemas de corte são indicados para a produção de peças metálicas para estruturas de edifícios, de tubos e conexões para redes de dutos, entre outros.

 

Os guias da revista Corte e Conformação de Metais trazem informações sobre a oferta de máquinas, equipamentos e serviços para esta área fornecidos no Brasil. Diversas reportagens sobre indústria 4.0 e impressão 3D, assim como artigos técnicos sobre temas relacionados a esta área, podem ser acessados em nosso site.

 

Imagem: Hypertherm

 

Reportagens similares:

Programa de iluminação pública movimenta o ramo de metais

Pesquisa aponta crescimento do ramo de estruturas metálicas

 

#Hypertherm #CorteaPlasma3D #Indústria40 #CorteeConformaçãodeMetais

 



Mais Notícias CCM



Tratamento contra corrosão é oferecido como serviço

O processo eletroquímico de passivação de aços pode ser oferecido como um serviço e com recursos de rastreabilidade.

30/07/2021


Construção metálica em expansão

Fabricação de perfis e telhas em materiais metálicos iniciada recentemente em nova planta industrial em Minas Gerais e alta do consumo de aços na construção de edifícios e residências são alguns dos indicadores do fortalecimento desse mercado.

26/07/2021


Certificação de telhas termoacústicas busca melhor qualidade para a construção metálica

Órgãos buscam incentivar a certificação de telhas termoacústicas com o objetivo de promover a qualidade de produtos e o desenvolvimento do mercado da construção metálica, além de fomentar o atendimento às normas técnicas.

26/07/2021