A Technotrans (Indaiatuba, SP) lançou a nova geração de sistemas de lubrificação por pulverização homogênea em linhas de estampagem e conformação, sem uso de ar comprimido.

 

Denominada spray.xact, a técnica permite a aplicação direta de lubrificantes e soluções de forma precisa e evitando a formação de névoa, tendo como vantagens a redução do consumo de óleo e a estabilidade no processo de produção.

 

O sistema permite dispensar o uso de exaustores e mecanismos de extração de gases, contribuindo para um menor nível de contaminação das máquinas com os fluidos.

 

A empresa também lançou recentemente a linha ECOtech.chiller de resfriadores universais que podem ser usados em unidades de corte térmico por plasma e a laser. Os equipamentos estão disponíveis em diferentes dimensões, na faixa de potência de 1,5 W a 370 kW, e com uma ampla variedade de bombas e tanques, com possibilidade de adaptação a diferentes condições climáticas.

 

Há duas versões do equipamento: a “pure”, que é compacta, e a “xtend”, personalizável com a adição de itens opcionais. Esta última apresenta maior eficiência energética, graças à tecnologia de inversor usada para as bombas, compressores e ventiladores. De acordo com informações da empresa, em comparação com equipamentos convencionais, os usuários podem reduzir em até 30% seus custos com energia.

 

Ambas as séries são unidades autônomas que foram testadas em diferentes ambientes de processo antes do lançamento. Mais informações podem ser obtidas aqui.



 

Foto: Sistema de pulverização spray.xact, da Technotrans


 

Conteúdo relacionado:

 

Programa promove o desenvolvimento de aços de alta resistência com elevado grau de conformabilidade

 

Teste rápido de materiais durante a estampagem


 

#Tecnotrans   #lubrificaçãodechapas



Mais Notícias CCM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025