A ReactorModel, empresa que integra o conglomerado do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), entidades situadas na Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu um software voltado para a análise de formulações e simulação de ensaios de resinas termofixas.

Software para otimização de resinas termofixas é desenvolvido por startup brasileira

 

A ferramenta é parte de um pacote de serviços que passou a ser oferecido pela startup, que abrange ainda trabalhos dedicados à síntese de polímeros desse tipo, desenvolvimento e otimização de formulações químicas, além de aplicações envolvendo o uso de sistemas de inteligência artificial na composição de matérias-primas e pesquisa e desenvolvimento na área de polímeros.

 

De acordo com a ReactorModel, o programa de serviços tem como uma de suas premissas atender à demanda do segmento de resinas termofixas, de adesivos ou revestimentos poliméricos, entre outros. A iniciativa tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade de São Paulo.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Saiba mais sobre a oferta de equipamentos para ensaio de materiais plásticos em nossos guias, que trazem também novidades sobre compostos e blendas termoplásticas.

 

 

Imagem: Freepik

 

Conteúdo relacionado:

Empresa brasileira vai fabricar frascos plásticos para envase de vacinas

Nova PA para fabricação de peças com alta resistência térmica

 

#USP #ReactorModel #Cietec #Ipen #Software #Plásticos



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026