A ReactorModel, empresa que integra o conglomerado do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), entidades situadas na Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu um software voltado para a análise de formulações e simulação de ensaios de resinas termofixas.

A ferramenta é parte de um pacote de serviços que passou a ser oferecido pela startup, que abrange ainda trabalhos dedicados à síntese de polímeros desse tipo, desenvolvimento e otimização de formulações químicas, além de aplicações envolvendo o uso de sistemas de inteligência artificial na composição de matérias-primas e pesquisa e desenvolvimento na área de polímeros.
De acordo com a ReactorModel, o programa de serviços tem como uma de suas premissas atender à demanda do segmento de resinas termofixas, de adesivos ou revestimentos poliméricos, entre outros. A iniciativa tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade de São Paulo.
Mais informações podem ser obtidas aqui. Saiba mais sobre a oferta de equipamentos para ensaio de materiais plásticos em nossos guias, que trazem também novidades sobre compostos e blendas termoplásticas.
Imagem: Freepik
Conteúdo relacionado:
Empresa brasileira vai fabricar frascos plásticos para envase de vacinas
Nova PA para fabricação de peças com alta resistência térmica
#USP #ReactorModel #Cietec #Ipen #Software #Plásticos
Mais Notícias CCM
SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.
27/10/2025
Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.
27/10/2025
Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.
06/10/2025