Empresa pertencente ao Grupo Jacto, com unidade produtiva em Pompeia (SP), a Unipac desenvolveu internamente uma ferramenta para gestão de ativos cujo sucesso na implantação levou ao seu lançamento para o mercado em geral.
O novo serviço de “Gestão de Ativos”, acessado por meio de plataforma web e se baseia em um sistema de rastreabilidade capaz de garantir a gestão completa de ativos nos mais diversos fluxos operacionais e logísticos. Para isso, utiliza uma plataforma intuitiva com tecnologia de IoT (Internet das Coisas), que prevê a gestão em tempo real.
Seu monitoramento on-line possibilita a identificação e o acompanhamento dos ativos por localidade e propriedade; a obtenção de alerta de ativos ociosos e de transit time (período que abrange a expedição da mercadoria até a sua entrega ao destinatário), além da identificação da necessidade de manutenção corretiva e preventiva e do acompanhamento do histórico de movimentação.
O novo serviço da Unipac é especialmente indicado a empresas cujas atividades envolvem a movimentação de ativos retornáveis, utilizando embalagens, paletes, caixas, racks metálicos, cilindros de gás, moldes e ferramental, entre outros produtos, que necessitam de gestão e controle automatizado.
Um dos principais benefícios do sistema é a geração de inventários em tempo real e histórico de manutenção. A visualização completa da cadeia de fornecimento permite a criação de fluxos logísticos mais adequados, o monitoramento do atendimento à demanda, bem como o diagnóstico de gargalos no processo. O sistema permite, ainda, a identificação de ociosidades e falhas, eliminando perdas e extravios e apontando etapas que precisem de manutenção ou readequação. A geração de relatórios reduz o tempo de inventários e facilita o planejamento logístico.
De acordo com o gerente de Vendas do Segmento Logística da Unipac, Rafael Brilhante, um dos diferenciais do serviço de Gestão de Ativos é a possibilidade de customização da solução. “Tudo pode ser adaptado segundo a necessidade e as particularidades dos ativos e clientes. A partir da integração de tecnologias, conseguimos aplicar desde os processos mais simples até os mais complexos”, explica. O executivo informou que o sistema ainda permite a criação de novas funcionalidades, a exemplo do módulo de crédito de carbono, utilizado no conceito de Economia Circular.
Além de atuar na transformação de plásticos, a Unipac é referência na área de movimentação e armazenagem, com reconhecido know-how no setor logístico, atuando desde 2007 no desenvolvimento de soluções de controle logístico, inicialmente com o gerenciamento interno de embalagens por meio da tecnologia de código de barras. Gradativamente, novas tecnologias foram integradas, culminando nesta solução completa de gestão de ativos, que atenderá diversos segmentos e clientes.
Para a consolidação dos serviços de gestão de ativos, foram realizados investimentos na formação da equipe e no desenvolvimento do sistema – incluindo software, aplicativo e integração de hardwares com a plataforma –, que foi criado em parceria com o Centro de Inovação do Agronegócio (CIAg), mantido pela controladora do Grupo Jacto, do qual a Unipac faz parte. A solução apresenta segurança total dos dados armazenados e está adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Foto:Unipac
Conteúdo relacionado:
Plataformas digitais industriais serão fornecidas no Brasil
Empresas movidas a dados podem ter melhores resultados
#gestãodeativos
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026