Hellen Souza, da redação
Pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) apresentaram no último dia 20, no auditório da Escola Politécnica, a revisão científica intitulada “Safety and Innovation in Conventional Plastics: A Review of Polymer Synthesis and Emerging Technologies”, publicada no periódico internacional Polymers.
O trabalho, elaborado por Derval dos Santos Rosa, Hélio Wiebeck, Alana Gabrieli Souza, Sueli Aparecida de Oliveira e Manoel Lisboa da Silva Neto, visa combater a desinformação sobre os aspectos nocivos atribuídos aos materiais plásticos no que se refere à saúde humana e ao meio ambiente, demonstrando tecnicamente a ausência de bisfenol A (BPA) nas resinas com maior consumo no mercado.
A pesquisa consistiu em uma rigorosa revisão bibliográfica que consumiu 1.830 horas de trabalho, desde o levantamento inicial até a publicação após revisão por pares. Foram consultados cerca de 700 artigos científicos e especializados do setor petroquímico, com uma avaliação detalhada do mecanismo das reações de polimerização. A análise abrange a matéria-prima, a formação de subprodutos, os sistemas de aditivação e as rotas de síntese dos seis termoplásticos que representam mais de 65% das resinas consumidas mundialmente: PET, PEAD, PVC, PEBD, PP e PS . O policarbonato (PC), polímero que utiliza a substância como precursora, poderá constituir um estudo à parte. Tendo em vista suas particularidades e baixo volume de consumo e de aplicação.

Os dados levantados atestam que o BPA não está presente nem é gerado em nenhuma das etapas de obtenção ou processamento dessas seis resinas commodities. Além disso, o levantamento contemplou oito setores industriais que concentram cerca de 90% das aplicações práticas desses polímeros, reafirmando a conformidade e a segurança do uso desses materiais em segmentos críticos, como embalagens alimentícias, dispositivos médicos e bens de consumo, onde a migração de compostos é rigorosamente controlada.
Da esquerda para a direita, Manoel Lisboa, Derval Rosa, Samuel Toffoli (Chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli) e Hékio Wiebeck, durante a apresentação do estudo.
Para a indústria de transformação de plásticos, o trabalho fornece embasamento técnico e científico definitivo para esclarecer exigências regulatórias e demandas de mercado quanto à segurança das matérias-primas. O levantamento destaca ainda avanços em catálise verde, insumos de fonte renovável, redesenho de produtos visando à circularidade e tecnologias de reciclagem avançada.
O estudo completo está disponível para download em https://www.mdpi.com/2073-4360/18/8/1007
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Leia também:
Mais Notícias CCM
Em novembro o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) vai realizar a nova edição da “Semana de polímeros”.
03/11/2026
Com apoio de capacitações e manuais técnicos de classificação, iniciativa da Rede pela Circularidade do Plástico atua na qualificação da matéria-prima recuperada antes do processamento industrial.
27/10/2026
Plataforma do Grupo Sygecom permite cadastro de pequenos negócios de reciclagem e emissão de nota fiscal eletrônica. A organização também concluiu um novo documento com dados do segmento.
27/10/2026