A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou em âmbito nacional o programa de certificação para contentores intermediários flexíveis (FIBC, conhecidos como big bags) destinados a cargas não perigosas. A iniciativa adota como base a norma técnica ABNT NBR 16029 para estabelecer parâmetros formais de avaliação da conformidade em termos de segurança, desempenho e qualidade, atendendo à demanda de fabricantes e usuários logísticos dessas embalagens usadas em larga escala. A fabricante Packem (Aurora, SC) tornou-se a primeira empresa do setor a obter o selo de conformidade.
O escopo técnico da certificação avalia sistematicamente os requisitos de materiais, projeto, construção e ensaios laboratoriais aplicados às embalagens estruturadas. Anteriormente restrita a ensaios pontuais e homologações isoladas, a NBR 16029 incorporada a um programa oficial de certificação introduz um processo rigoroso de auditoria. Esse avanço técnico assegura que os produtos suportem as exigências mecânicas de estocagem e movimentação de materiais a granel e insumos industriais como resinas plásticas, sem falhas estruturais.
O programa de avaliação técnica tem por objetivo elevar o nível de qualidade e confiabilidade em toda a cadeia de suprimentos, estimulando a adoção de melhores práticas de fabricação no ambiente fabril. O selo formal da ABNT reduz drasticamente os riscos associados a perdas de carga ou acidentes operacionais.
Imagem: ABNT
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Confira mais notícias do setor de plásticos:
R9 eleva produtividade com controle integrado de periféricos
KUKA expande fronteiras da robótica industrial com foco em IA e simulação
Mais Notícias CCM
A TopSolid’Brazil vai realizar um workshop no ENAFER e debaterá o impacto da integração digital e competitividade na ferramentaria.
26/05/2026
O Conselho Regional de Química IV Região/SP vai realizar em junho um curso que abrange reciclagem, desafios e oportunidades.
26/05/2026
Na programação da feira Interplast está inserida a apresentação de ações realizadas por meio do programa Tampinha Legal.
26/05/2026