A integração de tecnologias de inteligência artificial (IA) e robótica industrial aos processos produtivos do setor metal mecânico está permitindo o aumento da eficiência e da confiabilidade de operações de soldagem, furação e chanframento de chapas.
Enquanto a IA está sendo aplicada no monitoramento acústico em tempo real para detectar anomalias e desgastes no processo de soldagem por fricção, uma célula robótica automatiza tarefas repetitivas de furação e chanframento de chapas.
Esses temas são abordados na seção de notícias desta edição (página 6), onde também estão informações sobre um sistema que conta com recursos de computação na borda e na nuvem, utilizado para o monitoramento e análise de dados provenientes de prensas que realizam a conformação de chapas, além de notícias sobre o mercado de aços e a construção de uma nova fragata, entre outras.
Experimentos de estampagem incremental em chapas de alumínio AA1200-H14 são abordados em um artigo técnico que começa na página 14. O estudo tem como objetivo determinar a Reta Limite de Conformação (RLC) para o processo de estampagem incremental pela conformação de peças com diferentes estados de deformação, metodologia que envolveu o uso de um braço robótico ABB IRB 140.
E na seção “Tudo sobre prensas”, a automação das regulagens da prensa mecânica é abordada por Natal Pasqualetti Neto (página 22), tratando sobre os ajustes necessários para o correto funcionamento de prensas após a troca de ferramenta, abrangendo a velocidade da prensa, pressão do compensador de peso e a regulagem da altura do martelo.
Leia a edição digital em: https://issuu.com/aranda_editora/docs/ccm_fevereiro_mar_o_2026?fr=sNzVjODg0MDAxODg
Boa leitura.
Adalberto Rezende – Redator
adalberto@arandaeditora.com.br
Imagem: Shutterstock.
Mais Notícias CCM
A otimização de processos produtivos requer o alinhamento da execução de pesquisas ligadas ao desenvolvimento de recursos tecnológicos com a aplicação prática deles no chão de fábrica.
27/01/2026
Para alcançar a otimização da produção e um alto nível de competitividade é necessário, nos dias atuais, ampliar as estratégias para além dos limites do parque-fabril.
17/09/2025