O desenvolvimento de tecnologia e produtos para o setor metal mecânico, alguns que, inclusive, já estão disponíveis no mercado brasileiro, segue caminhando em diferentes frentes. Do lançamento de um software para estampagem de chapas em versão atualizada ao de novos lubrificantes aditivados criados para uso nesse processo, outras tecnologias já podem ser avaliadas por empresas do ramo de corte e conformação.  


Uma plataforma global de automação industrial passou a fazer parte do portfólio de uma empresa brasileira, um dos assuntos da seção “Notícias” desta edição (página 8). E não para por aí. Desenvolvimentos realizados por empresas de outros países levaram ao lançamento de uma tecnologia de soldagem totalmente automatizada para fabricação rápida de estruturas híbridas, assim como uma ferramenta de acesso remoto em versão industrial e um sistema de medição que atende diferentes modos de produção.


Pesquisadores brasileiros analisaram a eficiência do lubrificante Vascoform FB 125 em operações de conformação mecânica, um estudo que envolveu ensaios de conformação a frio de tubos e estampagem de chapas de aço AHSS. O artigo técnico (página 14) traz detalhes sobre um maior estiramento durante a conformação dos tubos e aumento na deformação da chapa de aço DP600. 


Na coluna “Tudo sobre prensas”, na página 22 desta edição, Natal Pasqualetti Neto aborda o controle da força no dispositivo de repuxo inteligente, e traz explicações sobre o gerenciamento da aplicação de forças em processos de conformação de metais, além do uso de dispositivos inteligentes para a obtenção de peças com boa qualidade.


Leia a edição digital em: https://issuu.com/aranda_editora/docs/ccm_dezembro_2025_janeiro_2026?fr=sNmExOTg0MDAxODg 


 

Boa leitura.

 

Adalberto Rezende – Redator

adalberto@arandaeditora.com.br

 

Imagem: Shutterstock.



Mais Notícias CCM



Incorporação de tecnologias e consolidação de acordos na linha de frente

Para alcançar a otimização da produção e um alto nível de competitividade é necessário, nos dias atuais, ampliar as estratégias para além dos limites do parque-fabril.

17/09/2025