A Biolub (Sorocaba, SP) desenvolveu a linha Lubstamp de óleos para estampagem, combinando características de diferentes tipos de lubrificantes industriais.

Baseadas em óleo mineral, as versões 100 e 200 contêm aditivos para aumento da lubricidade e antioxidantes, sendo recomendadas para operações de conformação a frio de metais ferrosos e não ferrosos e aço inoxidável. Podem ser aplicadas diretamente sobre o metal a ser trabalhado.

 

As versões Lubstamp EV 604, 508 e 615 são óleos de baixa viscosidade, voláteis e aditivados para prolongar a vida útil das ferramentas, podendo ser aplicadas na forma pura, diretamente sobre a peça, ou por imersão, pincelamento e pulverização. São considerados não inflamáveis, com ponto de fulgor a 64° C.

 

O desenvolvimento dos lubrificantes tem passado por estágios que incluíram os minerais solúveis, e os sintéticos, que inicialmente apresentavam problemas como o ressecamento de borrachas, o surgimento de dermatites nos operadores e a baixa taxa de lubricidade.

 

Há cinco anos a empresa iniciou a pesquisa para o lançamento da tecnologia patenteada dos lubrificantes “neossintéticos”, baseada no encapsulamento de aditivos na forma de nanopartículas. Para isso, usou recursos de seus três laboratórios próprios (controle da qualidade, corrosão e pesquisa e desenvolvimento).

 

A tecnologia assegurou maior proteção anticorrosão aos lubrificantes para o segmento de usinagem, além de reduzir a necessidade do uso de aditivos externos, não causar danos à pele dos operadores e evitar o mau cheiro decorrente da degradação.

 

Informações sobre a linha completa, com extensas fichas técnicas, podem ser encontradas no site da empresa, que oferece ainda uma planilha gratuita para o gerenciamento de óleos solúveis, visando evitar a ocorrência de dermatites em colaboradores.

 

Também estão disponíveis diversos laudos que contemplam biodegradabilidade, irritabilidade dérmica, rigidez dielétrica e análise de fenol e nitrito.

 

 

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

Imagem: Biolub


 

Conheça mais produtos para o setor metal mecânico:


 

Ferramentas para dobradeiras


 

Corte a laser de fibra


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Fabricante de guindastes fecha o ano com 76% de crescimento

Processadora de chapas, a gaúcha MS alcançou este ano um crescimento de 76% e anunciou o investimento em um novo equipamento de corte a laser de fibra.

08/12/2025