A britânica Renishaw, que tem subsidiária brasileira em São Paulo (SP), desenvolveu um sistema de medição avançado que atua em dois modos distintos, proporcionando flexibilidade no controle dimensional em ambientes industriais. O Equator-X™ 500 opera nos modos absoluto e comparativo, os q
uais podem ser selecionados conforme as necessidades de cada processo de fabricação.
No modo absoluto, ele funciona como uma máquina de medição por coordenadas (MMC) de alta velocidade, realizando inspeções totalmente rastreáveis, em conformidade com as normas ISO. Essa modalidade é ideal para fabricantes que lidam com alta variação de projetos de peças, volumes de produção baixos a médios e que necessitam de revisões de inspeção frequentes, com velocidades de varredura de até 250 mm/s e sem a necessidade de peças-mestre.
Já no modo comparativo, o equipamento realiza inspeções ultrarrápidas, com velocidades de varredura de até 500 mm/s e repetibilidade na faixa de +/- 2 micra, mesmo em ambientes com variações térmicas. Este modo é especialmente indicado para a fabricação de grandes volumes de peças, em que o ritmo é um fator crítico de produtividade.
O sistema é montado em uma estrutura hexápode em fibra de carbono, movimentada por motores lineares, visando à alta precisão metrológica. Componentes eletrônicos são posicionados longe das áreas sujeitas a contaminação. A sonda SP25M possui módulo de digitalização que garante o desempenho em toda a faixa de comprimentos de contato da ponta, de 50 a 105 mm para pontas retas e até 83 mm para pontas curvas.
O conjunto funciona integrado à plataforma de software MODUS IM, com interface intuitiva e ferramentas robustas para programação, análise, geração de relatórios e controle do processo.
________________________________________________________________________________________
Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________________
Imagem: Renishaw
Leia também:
Mais Notícias CCM
Ao combinar processos subtrativos e aditivos, os novos equipamentos da empresa possibilitam a fabricação de componentes multimateriais, com diferentes requisitos em cada ponto de sua geometria.
10/12/2025
A Stratasys adquiriu participação na Tritone, desenvolvedora de tecnologia para a manufatura aditiva de metais e materiais cerâmicos. O objetivo é promover o uso do método na fabricação de componentes críticos em larga escala, utilizando ligas especiais como o Inconel 718.
10/12/2025
A paulista Biolub criou fluidos de corte aprimorados com o uso de nanopartículas de aditivos.
01/12/2025