A Lindner (Áustria) desenvolveu em parceria com a Procter & Gamble a tecnologia Flexloop, um processo para reciclagem mecânica de plásticos que incorpora uma etapa adicional de limpeza baseada em solventes. Esta etapa remove substâncias indesejadas, conhecidas como NIAS (non-intentionally added substances, ou substâncias não intencionalmente adicionadas), incluindo pesticidas, ftalatos, dioxinas, resíduos orgânicos, odores, adesivos e tintas de impressão, sem degradar a estrutura dos polímeros. O Flexloop pode ser integrado a linhas de lavagem e reciclagem já existentes.

 

A empresa, que tem sua subsidiária LATAM em São Paulo (SP), anunciou que o processo Flexloop responde aos desafios da reciclagem de plásticos pós-consumo, especialmente dos materiais mistos que causam contaminação durante a coleta. A tecnologia expande o conceito tradicional da reciclagem mecânica, ao incluir um solvente que promove a remoção eficiente de contaminantes. Isso permite que o material reciclado atenda não apenas aos requisitos legais, mas também às especificações das grandes marcas, permitindo seu uso em aplicações como embalagens para cosméticos e produtos de cuidado pessoal.

 

Em comunicado de imprensa, a Lindner informou que além de permitir a produção de resinas recicladas de alta qualidade para filmes flexíveis e agrícolas, o Flexloop reduz significativamente os custos de capital e operação quando comparado com a reciclagem química: “a modularidade do equipamento facilita sua adaptação em infraestruturas já existentes, permitindo melhorar a qualidade dos materiais reciclados”.


 

A tecnologia foi apresentada durante a feira K 2025, realizada no mês de outubro, na Alemanha.


 

Confira outros lançamentos anunciados na feira na seção K 2025 do portal da Plástico Industrial.


 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

Imagem: Lindner


 


 

Leia também:

 

Recy-Plastech está de volta com programação renovada

 

Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas


 


 


 



Mais Notícias CCM



Bekum aposta no mercado de embalagens multicamadas contendo PCR

A empresa vai intensificar o desenvolvimento de sistemas de extrusão-sopro com máquinas que operam em conjunto para a produção de embalagens com diferentes camadas de resina virgem e PCR.

16/09/2026


Recicladoras aumentam a produção, em cenário de maior eficiência operacional.

Estudo da consultoria MaxiQuim para o Movimento Plástico Transforma revelou um índice de 21,3% de reciclagem mecânica de plásticos, com a perspectiva de menor ociosidade das empresas. O PET lidera em volume de material e volume processado, seguido por PEAD e PP.

16/09/2026


Práticas para a economia circular são abordadas em e-book

Livro agrega estudos realizados por professores, estudantes e pesquisadores que se dedicam à promoção da sustentabilidade e pode ser baixado gratuitamente.

15/09/2026