Entre os dias 24 e 28 de novembro de 2025 será realizado das 18h30 às 22h o Curso de conformação de chapas metálicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor de Tecnologia / Departamento de Engenharia Mecânica / Laboratório de Protótipos e Plasticidade. O curso será ministrado pelo professor Paulo Victor Prestes Marcondes.

 

Será a primeira turma de um curso para especialização de profissionais da área da metal mecânica com aulas que serão realizadas por meio de uma plataforma digital e encontros presenciais (in company). O curso terá duração de 20 horas/aula e sua grade curricular será composta por seções sobre os aspectos gerais da conformação na estampagem de chapas, tensão residual em peças conformadas e lubrificação e atrito durante os processos produtivos.

 

Os alunos também poderão obter informações sobre os modos básicos de deformação (embutimento, estiramento e deformação plana), caracterização da chapa metálica e os tipos de aços produzidos para o mercado, além de operações combinadas de embutimento e estiramento de chapas. Nas aulas, os temas que serão abordados envolverão ainda a ruptura e o alongamento uniforme de chapas, expoente de encruamento (n), coeficiente de resistência (k) e expoente de sensibilidade, entre outros assuntos.

 

De acordo com informações fornecidas pela Universidade Federal do Paraná, também estão previstas turmas para o curso em 2026, de 23 a 27 de março e de 23 a 27 de novembro, assim como para 2027, de 26 a 30 de abril e de 20 a 24 de setembro.

 

Pelo site da UFPR e o e-mail caconf.ufpr@gmail.com podem ser obtidas mais informações. Uma análise das deformações principais em componentes automotivos estampados é o tema de um estudo que pode ser acessado na seção “Artigos técnicos” no nosso portal.

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Imagem: Freepik/IA.

 

Continue acessando notícias do setor metal mecânico:

 

Trumpf traz ao mercado nova geração de lasers

 

Feira do setor metal mecânico terá nova edição em SP

 

Gases aumentam a produtividade na soldagem



Mais Notícias CCM



Centro brasileiro de cibersegurança intensifica pesquisas

O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.

08/12/2025


Anfavea aponta aumento da produção de automóveis e ônibus entre 2024 e 2025

Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.

08/12/2025


Lubrificantes aditivados para estampagem agregam diferentes funções

A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.

08/12/2025