A austríaca Engel, fabricante de injetoras com unidade brasileira em Cotia (SP), anunciou durante a feira K a aquisição da norte-americana Trexel, desenvolvedora da tecnologia MuCell, um processo de formação de espuma microcelular por meio físico, na moldagem por injeção. O método permite a redução de peso de componentes injetados, sem prejuízo de seu desempenho.

 

 

Com a aquisição, a Trexel expande a rede para difusão do uso do MuCell, operando de forma independente, mas se beneficiando do posicionamento global da Engel. A empresa manterá seu compromisso com o segmento de calçados e seguirá também promovendo o aspecto de sustentabilidade do processo de espumação, que permite o uso de menos volume de material. "A Trexel é pioneira em formação de espuma física, uma tecnologia que tem um enorme potencial”, afirmou Stefan Engleder, CEO do Grupo Engel.

Johannes Kilian e Levi Kischbaugh, ambos do setor de relacionamento com o cliente da Trexel/Engel, durante a feira K

 

A Engel e a Trexel são parceiras de longa data no uso da tecnologia de espumação física em componentes injetados. "Com esta aquisição, estamos acelerando a integração do MuCell no processo de moldagem por injeção. Agora também temos a capacidade de escalar com mais facilidade — porque estamos convencidos de que a espumação é um mercado em crescimento", acrescentou Engleder.

 

A partir de agora a Trexel passa a operar como Trexel GmbH, com sede na Áustria. As unidades nos Estados Unidos, Alemanha e China permanecem inalteradas como centros de atendimento a clientes globais.

 

 

____________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

____________________________________________________________________________________

 

Imagem: Engel

 

Leia também:

 

Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril

 

Comau lança linha de robôs colaborativos

 



Mais Notícias CCM



Novos concentrados para formulações de PVC

Desenvolvedora de aditivos e masters apresentou na feira K as linhas de produtos que atendem às necessidades específicas do processamento de PVC.

14/10/2025


Novos catalisadores solucionam dilemas da cadeia do PET

Catalisadores à base de titânio desenvolvidos pela Clariant são mais sustentáveis e farão frente aos desafios da cadeia de suprimentos.

14/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025