A transformação digital das indústrias brasileiras pode ganhar um novo impulso com a aprovação de 91 projetos na chamada B+P Smart Factory BNDES/SENAI. A iniciativa destina R$ 45,3 milhões em recursos não reembolsáveis ao desenvolvimento de tecnologia voltada para a Indústria 4.0, com reflexos sobre toda a cadeia industrial do País. O Ceará se destacou como o estado com maior número de propostas aprovadas, seguido por Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Distrito Federal.


Voltada à modernização produtiva, a chamada Smart Factory oferece apoio técnico e financeiro para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias digitais, podendo cobrir até 70% do investimento total. As soluções planejadas abrangem robôs, inteligência artificial, sensores, sistemas móveis e simuladores, que são criados e testados em parceria com os Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI.

 

Um dos diferenciais do programa é a exigência de validação das tecnologias em ambiente real de produção, garantindo resultados práticos em eficiência e produtividade. A abordagem posiciona o Brasil em linha com as tendências globais de digitalização industrial. Os projetos terão início em dezembro deste ano.

 

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________


 

 Imagem: Leudo Lima/SENAI  


 


 

Leia também:


 

Lantek terá novo recurso para processamento de chanfros


 

Microstep investe em inovação e tecnologia para máquinas de corte


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Edital de R$ 1,05 milhão vai selecionar projetos de tecnologias 4.0 na indústria

A ABDI e a SPI lançaram um edital que vai selecionar projetos de IA e robótica, com inscrições até dezembro de 2025.

10/11/2025


Tecnologia de soldagem para fabricação rápida de estruturas híbridas

A união de chapas metálicas e plásticas de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.

10/11/2025


Evento da indústria do aço terá nova edição em 2026

O Congresso Aço Brasil de 2026 será realizado presencialmente em São Paulo e terá transmissão ao vivo com formato on-line.

10/11/2025