A Lantek, desenvolvedora de software para fabricação a partir de chapas metálicas representada no Brasil pela SKA, introduziu um recurso para a importação automática de chanfros padrão de modelos 3D no módulo A2N (Assembly to Nesting). Ele foi projetado para otimizar os fluxos de trabalho para usuários que trabalham peças com bordas chanfradas, normalmente utilizadas na preparação para soldagem.
Até agora, os chanfros precisavam ser definidos manualmente após a importação de arquivos 3D para o Lantek Expert. Com a nova funcionalidade, o A2N pode detectar tipos de chanfros padrão diretamente da geometria 3D e atribuir automaticamente ao sistema durante o processo de importação, o que elimina a necessidade de edição manual e reduz significativamente o tempo de preparação.
O recurso de detecção de chanfros é integrado ao Lantek Expert e ao Lantek MES/Integra, permitindo que os usuários importem peças ou montagens 3D completas, mantendo todas as informações de fabricação necessárias. Também foram feitas melhorias no gerenciamento de kits para melhor organização de montagens complexas.
O Lantek A2N auxilia na integração dos fluxos de trabalho de CAD e CAM. Projetado para gerenciar peças e montagens em diversos formatos (incluindo chapas metálicas, tubos e vigas), ele permite a desmontagem rápida e o reconhecimento de peças, possibilitando orçamentos precisos e integração suave ao processo de produção. Esses aspectos são importantes especialmente para equipes de manufatura que lidam com um alto volume de variações de projeto ou estruturas 3D complexas.
A Lantek está apresentando os novos recursos dos seus sistemas esta semana, na feira Schweissen & Schneiden 2025 em Essen (Alemanha), e no próximo mês estará na Fabtech 2025, em Chicago (EUA).
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Lantek
Leia também:
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025