A belga Syensqo, multinacional da área de materiais oriunda do Grupo Solvay, desenvolveu um novo grade da poliftalamida (PPA) Amodel de grau médico, um polímero de alta performance projetado especi
almente para a fabricação de dispositivos avançados de uso único que exigem resistência a altas temperaturas, propriedades isolantes elétricas robustas e biocompatibilidade.
A nova PPA é reforçada com fibra de vidro, apresenta ponto de fusão superior a 300 °C e mantém sua resistência mecânica mesmo em temperaturas de até 280 °C.
O novo polímero é especialmente indicado para instrumentos eletrocirúrgicos e conjuntos eletrônicos médicos, nos quais as geometrias complexas moldadas por injeção trazem vantagens significativas em comparação com outros materiais. A combinação de alta resistência térmica e propriedades dielétricas a tornam ideal para aplicações médicas restritas a contatos de curta duração, além de atender a requisitos rigorosos de biocompatibilidade.
O Amodel® PPA médico está disponível para testes, com lançamento comercial previsto para 2026.
Saiba mais sobre resinas especiais na seção Aplicações do portal da Plástico Industrial.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Imagem: Syensqo
Leia também:
Mais Notícias CCM
A BASF forneceu aditivos de proteção à radiação ultravioleta que foram usados na composição do reservatório chamado de “hidrosilo”, fabricado com filme flexível multicamadas de polietileno (PE).
03/02/2026
O Grupo Flexível ampliou sua linha de poliuretanos com produtos para vedação de caçambas e motorhomes.
02/12/2025
O polímero de alto desempenho foi usado na fabricação de guias usadas em cirurgias ortopédicas, anteriormente feitas com materiais metálicos. O desenvolvimento resulta da parceria da belga Syensqo com empresas brasileiras.
19/11/2025