A Cardella Automation (Valinhos, SP) distribui no Brasil os sensores angulares e lineares da al
emã Novotechnik, desenvolvedora da tecnologia de posicionamento aplicável à movimentação de máquinas de corte de metais como guilhotinas, prensas e serras.
O corte de chapas, perfis e blocos metálicos envolve movimentos rápidos e forças elevadas. Para evitar falhas como desalinhamentos, vibrações excessivas ou desgaste prematuro de ferramentas, é essencial monitorar o curso de pistões hidráulicos responsáveis pelo avanço e recuo das lâminas, a posição de mesas móveis e cabeçotes para garantir cortes paralelos e repetitivos. O ajuste fino do ângulo em cortes chanfrados ou inclinados é igualmente importante, assim como o feedback contínuo para os sistemas CNC e CLPs industriais.
Esses requisitos d
a técnica levaram a Novotechnik a desenvolver uma linha de sensores para adaptação às máquinas de corte de metais. O TH1 é um sensor de posição linear sem contato, projetado para instalação direta em cilindros hidráulicos. Sua construção proporciona resistência a choques e vibrações, comuns em prensas e guilhotinas. Já o TM1 é especialmente indicado para fabricantes que precisam de versões compactas para cilindros de dimensões reduzidas, enquanto o TX2 é um transdutor de posição com tecnologia potenciométrica de alta confiabilidade. Há ainda a régua potenciométrica LWG, de longa vida útil e alta precisão.
As linhas de produtos da Novotechnik são adaptáveis a diferentes condições e necessidades industriais, incluindo aplicações severas e expostas a ambientes agressivos.
Mais informações em www.cardella.com.br
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Leia também:
Mais Notícias CCM
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025