A Alaiab – Aliança Latino-Americana de Associações da Indústria de Alimentos e Bebidas – intensificou suas ações no que se refere ao combate à poluição causada pelo descarte incorreto de plásticos pós-consumo como, por exemplo, garrafas fabricadas em poli(tereftalato de etileno) (PET).
As associações e as empresas que integram a coalizão reforçaram a sua contribuição para a criação do Tratado Global dos Plásticos, que foi o tema da INC 5.2, a segunda parte da quinta sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação, realizada no início deste mês, em Genebra, reunindo 179 países signatários do Pacto Global contra a Poluição por Plásticos. Durante as reuniões não houve consenso entre os representantes dos países, o que aumenta a responsabilidade das cadeias produtivas em relação ao controle da poluição por plásticos.
Neste sentido, a Alaiab aumentou a sua contribuição com propostas para a elaboração de trabalhos voltados para o conhecimento técnico e a difusão de boas práticas alinhadas com a realidade de países da América-Latina.
Os objetivos da aliança, conforme um comunicado à imprensa, incluem ainda a criação de soluções eficazes para enfrentar os desafios da diminuição da poluição por resíduos, assim como o aumento do apoio ao Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac), entre outros tópicos.
Na seção Sustentabilidade no nosso portal você encontrará informações sobre trabalhos que vêm sendo realizados por empresas do setor de plásticos que visam ao aumento do reaproveitamento de resíduos.
_________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_________________________________________________________________________________
Imagem: Pixabay
Leia também:
O futuro dos materiais está nas normas
Fracasso nas negociações do Tratado Global dos Plásticos
As demandas centrais para o Tratado Global de Plásticos
Mais Notícias CCM
Estudo divulgado esta semana na II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento aponta os custos de uma iniciativa nacional para o gerenciamento eficiente de resíduos sólidos.
26/08/2025
A empresa adotou diretrizes de reciclagem de poli(cloreto de vinila) (PVC) e poliuretano (PU) proveniente de processos produtivos, material que passou a ser triturado em suas fábricas e reinserido na fabricação de calçados de segurança.
22/08/2025
Divergências sobre design de produto, financiamento, produção de plástico virgem e eliminação de químicos tóxicos travam aprovação de um tratado global. Fato torna ainda mais relevante as ações voluntárias de empresas e governos.
19/08/2025