Uma equipe de pesquisadores noruegueses e suíços elaborou um estudo abrangente que faz um inventário de 16.325 produtos químicos presentes nas formulações de materiais plásticos. Publicado na revista Nature, o levantamento oferece uma base sólida para a avaliação de riscos à saúde humana dos químicos empregados, mas também vai subsidiar o desenvolvimento de materiais menos perigosos e mais sustentáveis.
Intitulada “Mapeando a complexidade química dos plásticos”, a pesquisa cita 5.776 aditivos, 3.498 auxiliares de processamento, 1.975 substâncias iniciais e 1.788 substâncias adicionadas não intencionalmente. Foram identificados mais de 4.200 produtos químicos preocupantes, classificados como persistentes, bioacumulativos, móveis ou tóxicos.
Os autores propõem que as informações levantadas sejam utilizadas na transição da indústria rumo a materiais menos perigosos, a divulgação da composição química dos materiais e, sobretudo, a simplificação da formulação dos materiais plásticos. Isso reduziria o seu potencial de ocultar substâncias tóxicas que podem ser liberadas ao longo da vida útil dos produtos moldados, assim como após o seu descarte ou incineração.
De acordo com o estudo, os produtos químicos não identificados também podem dificultar a triagem e a reciclagem e, assim, impedir a produção de materiais secundários de alta qualidade .
As substâncias químicas listadas no estudo constam do banco de dados PlastChem, projeto vinculado ao estudo e que contém todas as informações relevantes sobre as suas propriedades e status regulatório.
Reprodução de um dos gráficos presentes no estudo,
mostrando a quantidade de substâncias químicas em alguns tipos de polímeros.
A divulgação do estudo, às vésperas da reunião do Tratado Global contra a Poluição Plástica, que será realizado em agosto, em Genebra (Suíça), tem potencial para fazer com que ações concretas sejam propostas visando alcançar os ambiciosos objetivos de acabar com a poluição plástica até 2040, como propõe o documento.
________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________
Imagem: autores do artigo
Leia também:
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025