A italiana Prima Power, que possui subsidiária brasileira em Itu (SP), está lançando mundialmente o Giga Laser Next, uma estação de corte a laser 3D equipada com quatro cabeçotes de corte que atuam de forma
simultânea.
Desenvolvida para atender às necessidades de fabricação de grandes volumes, típica da produção de veículos elétricos, a nova máquina possui uma configuração pioneira, ao propor a atuação simultânea de quatro cabeçotes trabalhando em uma única peça.
O novo equipamento foi concebido de acordo com a atual tendência da indústria automobilística denominada de “Era Giga”, ou seja, fábricas de grande porte automatizadas e com linhas de produção contínua de grandes volumes de peças, sem necessidade de supervisão.
O vídeo abaixo mostra em trechos curtos a operação da máquina:
O Giga Laser Next atende à demanda da produção automotiva de alto volume (mais de 200 mil peças/ano), com flexibilidade para processar múltiplos modelos de peças. Dados divulgados pela Prima apontam 280% de aumento na produtividade por metro quadrado e a integração completa a linhas de estampagem ou montagem, de forma automatizada. Conta também com um sistema de fácil troca de acessórios e validação de gêmeos digitais.
O equipamento processa aços de alta resistência (HSS), material que revolucionou a fabricação de veículos na década de 90, ao oferecer relações resistência-peso antes inatingíveis e permitindo a produção de veículos mais seguros, leves e sustentáveis.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagens: PrimaPower
Leia também:
Gigacasting. Conheça o processo que elimina os estampados da estrutura dos veículos elétricos
Valmet traz máquina de gravação a laser para as Américas
Mais Notícias CCM
Desenvolvedora alemã de software para fabricação a partir de chapas metálicas anunciou uma versão mais abrangente do sistema, além da complementação do seu portfólio, decorrente da compra da Stampack.
24/11/2025
A união de chapas metálicas e plásticas de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.
10/11/2025
A Renishaw desenvolveu um sistema de medição que opera em dois modos, atendendo requisitos de empresas que processam grandes volumes seriados e também as que produzem pequenas séries de peças com geometrias variadas.
10/11/2025