A finlandesa Valmet, com filial brasileira no município paranaense de Araucária, lançou um equipamento para gravação a laser em peças metálicas que pode realizar gravações diretas e indiretas. A empresa anunciou que vai comercializar a nova tecnologia no continente americano.
A máquina possui sistema de laser de alta potência cujo feixe atua diretamente sobre superfícies metálicas, sendo recomendada para a execução de gravações em, por exemplo, cilindros e tubos. Uma de suas características é o sistema de filtragem e contenção de partículas que são geradas durante o processo de gravação. O equipamento impede que os resíduos sejam emitidos para a atmosfera, operando de forma semelhante às tecnologias que coletam gases residuais provenientes da soldagem e corte de chapas metálicas.
Podem ser realizadas gravações de diferentes tipos, tais como desenhos, números e gravações com superfície texturizada, entre outras aplicações. A estratégia da Valmet é atender à demanda de empresas do setor metal mecânico que buscam por aumento da produtividade, oferecendo também assistência técnica local.
“A nova máquina de gravação direta a laser nos permite criar qualquer tipo de desenho 3D. Com ela é possível desenvolver geometrias variadas, sem a necessidade de uso de ácido utilizado na gravação indireta, por exemplo. Com um altíssimo grau de precisão, a máquina realiza a gravação em diferentes superfícies e garante um ótimo acabamento, conforme a necessidade do cliente. Somos a única empresa das Américas com essa tecnologia”, comentou André Molina, gerente de operações da Valmet.
______________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
_______________________________________________________________________________
Você também pode gostar:
Máquinas de corte a laser para chapas
Guia de fornecedores de Máquinas a laser para limpeza de peças
#Valmet #GravaçãoLaser #CorteConformaçãoMetais
Mais Notícias CCM
A empresa do Paraná opera sob o guarda-chuva do Grupo Cristófoli Biossegurança e integrou ao seu portfólio a linha de células robotizadas FAZ. As células contam com tecnologias desenvolvidas por companhias parceiras e são recomendadas para a fabricação de diferentes tipos de peças metálicas.
04/08/2025
Sistema combina recursos para a execução de soldagem e corte automatizadas, com recursos digitais baseados no uso de sensores inteligentes.
04/08/2025
Empresa alemã apresentou sua nova geração de sistemas a laser de fibra durante feira de tecnologia na cidade de Munique.
21/07/2025