A fabricante de aditivos para polímeros Adeka (Japão), que tem subsidiária brasileira em Barueri (SP), desenvolveu um antioxidante à base de fosfito que tem potencial para melhorar propriedades mecânicas de produtos rotomoldados.

 

O ADK STAB PEP-36 foi concebido especialmente para processos de transformação que requerem altas temperaturas de trabalho ou longos tempos de residência, como ocorre com a rotomoldagem, e pode ser adicionado em diversos tipos de polímeros, incluindo polietileno (PE), polipropileno (PP), poliamidas ( PA), policarbonato (PC) e poli(tereftalato de butileno (PBT). Pode ser utilizado também em processos de sopro de PEAD e injeção de PA e PBT, assim como em formulações para fabricação de filmes agrícolas e para mulching, sujeitos a intempéries.

 

O composto atua como um agente de alta eficácia e durabilidade, em comparação a antioxidantes tradicionais, possibilitando a produção de peças rotomoldadas com menor degradação térmica e, portanto, melhores propriedades mecânicas ao final do processo.

 

O gráfico ao lado foi elaborado com base em testes com a dosagem de apenas 0,05% do aditivo em polietileno de média densidade (PEMD) para rotomoldagem, à temperatura de 270ºC por 10 minutos. Ele mostra o índice de amarelamento do material aditivado com diferentes tipos de antioxidante, destacando a ação do PEP-36.

 

O produto é fornecido na forma de pó e é comercializado em sacos de 20 kg pela Piramidal, distribuidora Adeka no Brasil.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail adeka@adeka.com.br.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Adeka

 

 

 

Leia também:

 

Um aditivo seguro para polimerização de plásticos para contato com alimentos

 

Clariant lança aditivos livres de PFAS para processamento de filmes

 



Mais Notícias CCM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025