Novos robôs colaborativos da italiana Comau, com filial brasileira situada no município de Santo André (SP), estão disponíveis para comercialização. Trata-se da linha de autômatos MyCo, composta por seis modelos de cobots que têm capacidade de 3 kg a 15 kg.

 

Os robôs MyCo apresentam alcance de 590 mm e 1.300 mm, e podem ser utilizados em operações complementares à transformação de resinas, sendo recomendados para a fabricação de embalagens e também para trabalhos que envolvem a soldagem de plásticos, além de montagem de peças, por exemplo. 

 

Possuem seis graus de liberdade e são fáceis de programar, conforme informações divulgadas à imprensa. O design dos cobots recém-lançados facilita a realocação deles, de maneira que eles possam operar tanto em espaços compactos quanto em grandes áreas. 

 

“Com o lançamento da família de robôs MyCo, a Comau visa atender à demanda crescente de setores como alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, energia renovável e logística, além de pequenas e médias empresas. Cada um dos seis modelos desta linha nos permite oferecer uma solução altamente flexível, fácil de usar e transportável, que suporta operações seguras e eficientes em ambientes dinâmicos”, comentou Stefania Ferrero, diretora de marketing da Comau.


Em 2024, foi divulgado pela Federação Internacional de Robótica o “Relatório Mundial de Robótica”. De acordo com o relatório, a instalação de robôs industriais ultrapassou 4 milhões de unidades. Além disso, foi constatado que o setor de plásticos foi o quarto colocado em aquisições.

 

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagem: Comau/Divulgação.

 

Acesse nossos guias de fornecedores de robôs industriais:

 

Robôs autônomos

 

Robôs cartesianos (pick and place) para injetoras de plástico

 

#Comau #RobôsMyCo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Programa de incentivo vai apoiar a digitalização na indústria

SENAI e BNDES investirão R$ 45,3 milhões em 91 projetos de digitalização da indústria. A iniciativa tem foco em micro, pequenas e médias empresas que receberão as tecnologias em projetos de indústria 4.0.

27/10/2025


Plataforma global de automação industrial agora presente no Brasil

Empresa brasileira passou a ser integradora do Zenon, um sistema de controle de processos, energia e manufatura inteligente utilizado em mais de 60 países.

27/10/2025


Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025